PUBLICIDADE

Fortaleza ganhará mais quatro CRAS até o fim do ano

Foto: Reprodução

A secretária de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social de Fortaleza, Gabriella Aguiar (PSD), declarou, na terça-feira (14), que serão entregues mais quatro Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) até o término de 2025. A afirmação foi feita durante visita à Câmara Municipal de Fortaleza.

“A gente fez o compromisso do fortalecimento da política de segurança alimentar, são muitas as áreas que a gente precisa trabalhar e agir. Recebemos a assistência com pouco funcionamento, sucateada, e temos o compromisso do prefeito Evandro de reformar todos os equipamentos próprios da assistência em um ano de muita dificuldade financeira. E até o dia 31 de dezembro, iremos entregar mais quatro novos CRAS, totalizando 31 CRAS neste ano”, garantiu Gabriella.

Conforme a secretária, o objetivo é alcançar 68 CRAS em Fortaleza até 2028. O número representa a principal meta para que a capital cearense se enquadre nas diretrizes do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). “Isso é algo que a gente se compromete, assim como a expansão dos Centros POPs e dos CREAS (Centros de Referência Especializado de Assistência Social)”.

Durante a visita, a secretária esteve presente em uma reunião com os vereadores e apresentou os serviços da Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) no combate à vulnerabilidade e o planejamento da política de assistência na capital.

“Cada vereador apresentou as demandas e nos foi apresentado um mapa de calor de Fortaleza, com algumas situações que precisam de atenção, principalmente da atuação dos CRAS. Mostramos todas as pautas da assistência social para a Gabriela e todos os vereadores tiveram oportunidade de falar e aqui a gente recebe ela muito agradecido pelo diálogo”, afirmou o líder do Governo na Casa, vereador Bruno Mesquita (PSD).

A secretária se comprometeu a encaminhar, semanalmente, relatórios das ações das sete coordenadorias de Assistência Social para que os parlamentares fiquem atualizados.

Reestruturação da Assistência Social

Além dos novos equipamentos prometidos, o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), anunciou, em agosto, um pacto de reestruturação da Rede de Assistência Social de Fortaleza, abrangendo 39 unidades, sendo seis inéditas e 33 reformadas.

De acordo com o prefeito, a ação irá reformar 22 CRAS e requalificar quatro CREAS. Entre os novos equipamentos estariam os quatro CAS, a Instituição de Longa Permanência para Idosos no Conjunto Palmeiras e a Casa da Igualdade Racial. Também haverá a ampliação do Centro de Referência Janaína Dutra.

“Iniciamos com o CRAS do Serviluz, em seguida, o Centro de Referência Janaína Dutra, para a população para a população LGBTQIA+, e ontem (12), o CRAS do Conjunto Palmeiras e para a próxima semana será o CRAS do Mucuripe e até dezembro”, concluiu a secretária.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir