PUBLICIDADE

Fortaleza inicia campanha de vacinação antirrábica com meta de imunizar 400 mil animais

A Prefeitura de Fortaleza dá início, nesta quarta-feira (1º), à Campanha de Vacinação Antirrábica 2025. A expectativa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é vacinar cerca de 400 mil cães e gatos contra a raiva, enfermidade grave e quase sempre fatal, que pode ser transmitida aos seres humanos.

Para ampliar o alcance da iniciativa, dois Dias D foram programados: o primeiro neste sábado (4), das 8h às 17h, em 111 pontos distribuídos pelas Regionais 1, 3 e 5; e o segundo em 8 de novembro, também das 8h às 17h, em 120 pontos nas Regionais 2, 4 e 6. Somando todas as etapas, mais de 250 locais estarão disponíveis durante a campanha.

A imunização é indicada para cães e gatos a partir dos três meses de idade. Animais debilitados, com febre ou em recuperação de cirurgias, além de fêmeas gestantes, não devem receber a vacina. A proteção é considerada essencial para o controle da doença, que apresenta letalidade próxima de 100%. Em Fortaleza, não há registro de casos em humanos há mais de 10 anos.

Além dos Dias D, a vacinação estará disponível durante todo o ano no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), no bairro Itaperi, e em boxes de zoonoses localizados em sete postos de saúde, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A Prefeitura reforça que os tutores devem levar os cães com coleira e, se necessário, com focinheira. Já os gatos precisam ser transportados em caixas apropriadas. O procedimento é gratuito e não exige agendamento.

Em 2024, foram vacinados 295.144 animais na capital. Em 2025, até agosto, apenas 40.181 cães e gatos haviam sido imunizados, número que deve crescer com o início da nova campanha.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir