PUBLICIDADE

Fortaleza inicia obras para implantação de ciclovias arborizadas

A Prefeitura de Fortaleza deu início, nesta segunda-feira (22), às obras da primeira ciclovia arborizada da Capital, na avenida Dom Luís. A iniciativa faz parte do projeto que prevê a transformação de 50 km da malha cicloviária em estruturas mais seguras e confortáveis até o fim da gestão do prefeito Evandro Leitão (PT), em 2028.

A proposta é separar fisicamente ciclistas do tráfego de veículos por meio de canteiros centrais arborizados, além de instalar nova iluminação. Segundo a Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), a medida busca ampliar o número de usuários e atrair novos perfis, como mulheres, crianças e idosos, que hoje representam uma minoria entre os ciclistas.

Atualmente, Fortaleza conta com 501,7 km de infraestrutura cicloviária. Desse total, cerca de 10% será convertido em ciclovias arborizadas. O mapeamento levou em consideração o fluxo de ciclistas e a disponibilidade de espaço nas vias.

A Dom Luís, que recebe em média 500 ciclistas por hora no pico de movimento, é a primeira a receber a intervenção. O projeto, com investimento de R$ 1 milhão da Bloomberg Initiative for Cycling Infrastructure (Bici), prevê 1,9 km de ciclovia, sendo 1,4 km unidirecional e 0,5 km bidirecional.

A segunda via contemplada será a avenida Coronel Carvalho, onde as obras começam em 6 de outubro. Em nota, a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) informou que, além dessa, outras ciclofaixas da cidade também serão convertidas em ciclovias, como já ocorre na rua Pinto Madeira, no Centro.

Segurança e conforto térmico

Estudos da SCSP com câmeras térmicas apontaram que áreas arborizadas chegam a registrar 20 ºC a menos em relação a trechos sem sombra. Segundo o coordenador de mobilidade urbana, Victor Macedo, a arborização, somada à separação física, deve trazer benefícios imediatos em segurança e, em médio prazo, maior conforto térmico.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir