Neste mês, Fortaleza vai implementar um projeto experimental de incentivo ao uso da bicicleta, recompensando financeiramente quem pedalar pela cidade. A proposta é simples: quanto mais quilômetros o usuário percorrer, mais pontos ele acumula. Além da premiação por distância, é esperado que um aplicativo parceiro ofereça brindes e cupons de desconto de patrocinadores como forma de recompensar os ciclistas.
A iniciativa é um dos três projetos escolhidos no edital de inovação aberta do programa Pedala Mais, desenvolvido pela Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova). Com um investimento total de R$ 174,5 mil, conforme publicado no Diário Oficial do Município (DOM), o programa aposta em soluções inovadoras para promover o ciclismo urbano na capital.
O objetivo do aplicativo de bonificação é incentivar o uso diário da bicicleta como meio de transporte. Para participar, os usuários poderão se cadastrar na plataforma, onde terão suas viagens registradas, tanto as realizadas com bicicletas próprias quanto as do sistema público Bicicletar. O aplicativo contará com um algoritmo capaz de identificar o tipo de transporte usado, reconhecendo se o usuário está a pé, de carro ou de bicicleta.
“Ele registra aquela viagem e a partir daí se controla o quanto pedalou e se pode pensar em uma política de remuneração, de premiação, de bonificação, que algumas cidades já estão fazendo”, explica Luiz Alberto Sabóia, presidente da Citinova.
Essa fase de testes poderá contar com recursos da parceria internacional do programa Bloomberg para Infraestrutura Ciclável (BICI). O gestor destaca, no entanto, que o projeto ainda é experimental e sua ampliação como política pública dependerá dos resultados e da análise de futuras administrações.
Em dezembro, Fortaleza será palco do encontro técnico mundial BICI, reunindo especialistas de outras nove cidades comprometidas com a promoção da mobilidade urbana sustentável, como Bogotá, Lisboa, Milão e Wellington. Entre os dias 3 e 5 de dezembro, equipes técnicas dessas cidades estarão em Fortaleza para trocar experiências e aprimorar estratégias em prol do ciclismo urbano.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.