PUBLICIDADE

Fortaleza lidera entre as cidades brasileiras na qualidade do ar

Fortaleza se destaca como a única cidade entre 38 municípios brasileiros a alcançar um nível considerado de “boa qualidade” do ar, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa constatação é fruto do 6º Relatório Anual Mundial sobre a Qualidade do Ar, divulgado pela empresa suíça IQAir no último dia 19 de março, que analisou os níveis de poluição do ar em várias nações durante o ano de 2023.

De acordo com os dados, Fortaleza registrou um índice de 3,4 µg/m³ (microgramas/metro cúbico), enquadrando-se nas cidades com qualidade do ar ideal, conforme os padrões da OMS. Nesse contexto, índices de 0 a 5 µg/m³ são considerados ideais, enquanto índices entre 5,1 e 10 µg/m³ são vistos como acima do ideal, mas ainda aceitáveis por representarem poucos riscos à saúde da população.

Fortaleza lidera entre as cidades brasileiras na qualidade do ar
Foto: Demétrio Andrade/Ascom Sema

Raquel do Vale, coordenadora do Laboratório da Cidade da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), destaca que o monitoramento da qualidade do ar em Fortaleza está em vigor desde 2020. Ao todo, são 30 monitores, além da estação.

Atualmente, 15 monitores estão em operação em 13 bairros, enquanto outros 11 serão instalados em locais estratégicos. Os monitores, instalados em postes, coletam dados sobre poluentes e parâmetros climáticos como temperatura, umidade e pressão do ambiente.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir