Comemorando 11 anos de valorização da cultura popular, o Festival Internacional de Folclore do Ceará (FIFOLC) será realizado de 13 a 16 de novembro nas cidades de Fortaleza, Maranguape e Paracuru. O evento reunirá 17 grupos de folclore e projeção folclórica do Ceará, de outros estados e de um país convidado, o Paraguai.

A edição de 2025 busca descentralizar as atividades da capital, com apresentações em três palcos principais: o Anfiteatro Sérgio Motta, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Fortaleza), nos dias 13, 14 e 15 de novembro; a Praça Joaquim Sombra, em Maranguape, nos dias 14 e 15; e a Praça de Eventos de Paracuru, nos dias 15 e 16.
Além dos espetáculos de dança, a programação contará com vivências, seminários, oficinas, palestras e rodas de conversa, promovendo intercâmbio cultural e formação artística.
Grupos participantes
Entre os grupos confirmados estão o Asociación Folklórica Paraguay Eté Villa Elisa (Paraguai) e companhias de vários estados, como o Bumba-Meu-Boi de Itapari (MA), GAN Herança Nativa (RS), Sarandeiros (MG) e Associação do Grupo de Siriri Flor de Atalaia (MT). Do Ceará, participam, entre outros, o Balé Folclórico Arte Popular de Fortaleza, o Grupo Parafolclórico Xiquexique, o Grupo de Tradições Cearenses e o Grupo Miraira.

A Companhia de Ritmos e Danças Populares (Cordapes) será a homenageada desta edição. Fundada no Conjunto Palmeiras, em Fortaleza, a companhia desenvolve projetos culturais com crianças, jovens e adultos, promovendo inclusão social por meio da arte e da cultura popular.
História e propósito
Desde sua criação, o FIFOLC já reuniu cerca de 5 mil artistas de diferentes regiões e países, além de 150 grupos folclóricos, 80 artesãos e um público aproximado de 45 mil pessoas. O festival tem como missão celebrar a diversidade cultural e valorizar o patrimônio imaterial dos povos por meio da dança, da música e das expressões populares.

Realização
O evento é uma iniciativa do Instituto União de Arte, Educação e Culturas Populares, com produção da EnCena Produções. Conta com o patrocínio da Cegás e da Adel Coco, e apoio institucional do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, via Mecenas do Ceará. São parceiros o Centro Dragão do Mar, Rede Cuca, Sesc Ceará, Prefeituras de Maranguape e Paracuru, entre outras instituições.
SERVIÇO
- XI Festival Internacional de Folclore do Ceará – 2025
- Fortaleza, Maranguape e Paracuru
- 13 a 16 de novembro
Palcos principais:
-
Fortaleza (13, 14 e 15/11) – Anfiteatro Sérgio Motta – Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
-
Maranguape (14 e 15/11) – Praça Cel. Joaquim Sombra
-
Paracuru (15 e 16/11) – Praça de Eventos
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

