PUBLICIDADE

Fortaleza oferece mamografias gratuitas a mulheres em situação de vulnerabilidade

A partir de 7 de outubro, Fortaleza oferecerá 500 mamografias gratuitas para mulheres com mais de 40 anos que se encontram em situação de vulnerabilidade social, têm dificuldade de acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS) e apresentam risco elevado de desenvolver câncer de mama. Os exames serão realizados no Centro de Imagem da Associação Nossa Casa de Apoio à Pessoas com Câncer.

O agendamento deve ser feito por meio de um formulário online e, no dia do exame, o pedido médico deve ser apresentado. O Centro Regional Integrado de Oncologia (Crio) dará suporte aos casos suspeitos, oferecendo acompanhamento no ambulatório de mastologia, análise clínica e encaminhamento para procedimentos adicionais quando necessário.

A iniciativa integra a campanha do Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, o mais comum entre mulheres. Além da Associação Nossa Casa e do Crio, a ação conta com o apoio da Libbs Farmacêutica, da ONG Américas Amigas e da clínica Fort Imagem. As vagas são limitadas e o preenchimento do cadastro não garante a marcação imediata do exame.

Fortaleza oferece mamografias gratuitas a mulheres em situação de vulnerabilidade
Foto: Reprodução

De acordo com o levantamento Panorama do Câncer de Mama no SUS, o Ceará registra a maior proporção de diagnósticos tardios no Nordeste e cobertura mamográfica de apenas 12%. “Nosso objetivo é assegurar uma avaliação completa dos casos suspeitos em até 30 dias. Dessa forma, garantimos o acesso ao resultado conclusivo, que ainda representa um dos principais gargalos da linha de cuidado do câncer”, explicou Daniele Castelo Branco, gestora da associação.

Critérios de Prioridade

Os critérios médicos incluem ter mais de 40 anos, histórico familiar de câncer de mama ou ovário em parentes de primeiro grau, não possuir prótese mamária estética e ter a presença de nódulo ou caroço na mama ou axila. Para atender os critérios sociais é preciso ter acesso a algum auxílio governamental e não ter realizado mamografia no último ano.

Serviço

Local: Centro Regional Integrado de Oncologia (Rua Francisco Calaça, 1300, Álvaro Weyne – Fortaleza)

Data de início: 7 de outubro

Inscrição via formulário online

Instagram: @associacaonossacasa | Telefone: (85) 99690-0506

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir