Um levantamento recente aponta que Fortaleza poderá mais do que quadruplicar sua rede de Transporte Público Coletivo de Média e Alta Capacidade (TPC-MAC) nos próximos 30 anos. A estimativa integra o Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), realizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em parceria com o Ministério das Cidades, divulgado em junho.
Hoje com 37 km de extensão, a malha de transporte da capital cearense tem potencial para atingir 158 km até 2054. Caso se concretize, a ampliação permitirá ampliar de 213,7 mil para 1,1 milhão o número de usuários beneficiados. O acréscimo virá de projetos em curso e de iniciativas futuras, contemplando diferentes modais, como corredores de ônibus, sistemas de BRT, Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) ou monotrilho, trens urbanos e metrô.

O maior incremento projetado está concentrado nos sistemas de BRT e VLT, que deverão responder por 97 km do total previsto. Segundo o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, o crescimento pode representar uma elevação na malha atual de Fortaleza e arredores.
“Na Região Metropolitana de Fortaleza, a expansão projetada significa um acréscimo de 331% na rede base atual, com efeitos também para redução do número de acidentes e das emissões de poluentes e gases do efeito estufa, além do melhor uso do espaço público”, detalhou.
Outro dado destacado no estudo é o Rapid Transit to Resident (RTP), indicador que relaciona o avanço da infraestrutura de transporte ao crescimento populacional das áreas urbanas. Em Fortaleza, o índice, atualmente em 9, pode chegar a 39, aproximando-se de cidades de referência mundial, como Londres, que possui índice de 44,7.
No total, o ENMU mapeou possibilidades de expansão para 21 regiões metropolitanas brasileiras, somando mais de 2.500 km em novos trechos. Estão previstos 323 km de linhas de metrô, 96 km de trens urbanos, 1.930 km de BRT, VLT ou monotrilho e 157 km de corredores de ônibus.
Além da capital cearense, o estudo inclui outras cidades. São elas: Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Santos, Campinas, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Goiânia, Distrito Federal, Salvador, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Teresina, São Luís, Belém e Manaus.
Para chegar às projeções, foram analisados 400 projetos constantes no Boletim Informativo nº 3, divulgado em março. Desse total, cerca de 200 iniciativas apresentam viabilidade para ampliar o acesso da população ao transporte público ao longo das próximas décadas. Em Fortaleza, foram avaliadas 11 propostas.
Está prevista para agosto a divulgação de um novo boletim, que detalhará o Banco de Projetos, com estimativas de custos, investimentos, receitas e projeções de benefícios e análises financeiras preliminares das futuras redes de TPC-MAC.
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