A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Fortaleza pode ter recorde de pré-candidatos 

A eleição para prefeito da capital cearense deve ter um leque variado de pré-candidatos. Assunto do jornal “A Folha de São Paulo”, as possibilidades do cenário político de Fortaleza, em 2024, foram temas de matéria em nível nacional. A volta do protagonismo do PT, a divisão da oposição e as rupturas do PDT foram assuntos tratados no material jornalístico.

A ala da direita possui lideranças consolidadas, mas também deve dar abertura a candidatos que nunca disputaram a Prefeitura da capital. Um dos nomes ventilados é o do senador Luís Eduardo Girão (Novo). No entanto, um dos impasses seria a proximidade do político com Capitão Wagner, atual secretário de Saúde de Maracanaú. Nas eleições anteriores, tanto para prefeito em 2020 quanto para o Governo do Estado em 2022, Girão esteve na base de apoio de Wagner. O ex-deputado federal, por sua vez, já afirmou que é um dos pré-candidatos ao cargo.

Outro nome da direita que aparenta ser uma candidatura mais concreta é o de André Fernandes. Ao contrário do senador Girão, o deputado federal fala abertamente dos seus objetivos para as eleições de 2024. Em uma das suas declarações, André chegou a dizer que “o povo está pedindo”, fazendo referência ao seu nome ser lançado como pré-candidato do PL.

PT

Pelo partido dos trabalhadores, os nomes ainda são incertos, mas são muitas as cogitações. O certo é que diversas lideranças do PT já afirmaram que o partido deve ter candidatura própria. Dentre os cotados estão figuras como a deputada federal e ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, além de Larissa Gaspar, eleita deputada estadual pela primeira vez em 2022. Guilherme Sampaio, ex-vereador de Fortaleza, e também deputado estadual, também é estudado pelo partido.

Atual presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão também é um dos possíveis candidatos pretendidos pelo partido. Mas, antes disso, o deputado estadual teria de se desvincular do PDT.

Disputa

Evandro não descarta a possibilidade de concorrer à Prefeitura de Fortaleza. A dúvida momentânea é por qual partido. Opções não irão faltar. No processo de retomada do PDT e processo de reconstrução interna, é certo que o deputado seria uma peça chave. No entanto, como mencionado anteriormente, Evandro tem recebido convites para se filiar ao PT.

Outro partido que deve lançar candidatura própria é o Republicanos do ex-senador Chiquinho Feitosa. Porém, o partido possui uma clara preferência e já elabora ações de bastidores para contar com Evandro Leitão.

O líder do governo na Câmara, deputado federal José Guimarães (PT-CE) tem reiterado que o Partido dos Trabalhadores, pelo fato de comandar o país e o governo do estado, mantendo em seus quadros nomes com capacidade e qualificação para administrar Fortaleza, não pode abrir mão de ter candidatura própria, demonstrando que o PT segue com seu apetite de ampliar o Poder da legenda.

PDT

A postagem do “A Folha de S.Paulo” define o PDT como um partido inserido em um labirinto, sem condições de encontrar uma saída para o racha que se aprofundou na eleição passada, quando parte dos integrantes não apoiaram a candidatura a governador do ex-prefeito Roberto Cláudio. Antes de definir pré-candidatos, o partido deve resolver conflitos internos.

Apesar da força e da experiência, até mesmo por ter governado Fortaleza por dois mandatos, RC é um dos que defendem um natural processo de condução de Sarto à reeleição. Embora seja alvo de críticas da população e de outras alas políticas, lideranças como Ciro Gomes tem defendido que o atual prefeito de Fortaleza tem realizado um importante trabalho à frente da gestão da cidade. Presidente nacional do PDT, o deputado federal André Figueiredo já deu a bênção: “Sarto só não será candidato se não quiser”.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir