A Praça José de Alencar, no Centro de Fortaleza, amanheceu movimentada nesta sexta-feira (28) com a realização da 5ª edição da Black Friday de Empregos, iniciativa do Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Trabalho (SET), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) e empresas privadas. Ao todo, cerca de 7 mil oportunidades de trabalho estão sendo ofertadas no mercado formal.

Abertura oficial
A cerimônia de abertura contou com a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, que destacou o impacto da ação para os cearenses.
“Emprego é dignidade. Muitas pessoas que estavam meses ou anos fora do mercado têm hoje a possibilidade de retomar sua vida profissional”, afirmou.
Também participaram o secretário do Trabalho, Vladyson Viana, o presidente do IDT, Raimundo Ângelo, e outras autoridades.
Segundo Vladyson Viana, o Centro de Fortaleza foi escolhido por ser um ponto estratégico de circulação dos trabalhadores e por facilitar o acesso por ônibus e metrô. Além da oferta de vagas, o evento reúne diversos serviços, como orientação para o mercado de trabalho, apoio na elaboração de currículos e atendimento do programa VaiVem do Trabalhador.
Vagas e serviços
Desde as primeiras horas do dia, entrevistas começaram a ser realizadas no local, com destaque para vagas nos setores de varejo e atendimento ao público. Os candidatos também têm acesso a serviços voltados para empregabilidade.
O programa VaiVem do Trabalhador, que concede até 40 passagens gratuitas por mês para quem busca emprego formal, tem sido um dos destaques entre os participantes. O benefício facilita o deslocamento até entrevistas e empresas.
Para participar, os interessados devem apresentar RG, CPF, currículo e comprovante de endereço. O atendimento segue até as 16h em todas as unidades mobilizadas.
Empresas participantes
Mais de 20 empresas estão presentes na Black Friday de Empregos, entre elas Casa Pio, Rede Uniforça, Fresenius e Atacadão. A rede de supermercados Guará também oferta diversas vagas.
De acordo com Mayra Benevides, analista de Recursos Humanos, há oportunidades para operador de caixa, repositor, atendente de frios, armazenista, entre outras funções. “Com 12 lojas e um centro de distribuição, temos um grande volume de vagas disponíveis”, destacou.
Ação em todo o estado
Além de Fortaleza, unidades do IDT em várias regiões participam da mobilização, incluindo pontos conveniados em Maranguape, Pacatuba e Itaitinga. O presidente do Instituto, Raimundo Ângelo, ressaltou o esforço conjunto para apoiar a população.
“Nossas unidades estão mobilizadas até as 17h para ajudar os cearenses a conquistar autonomia financeira por meio do trabalho”, afirmou.
Crescimento do emprego no Ceará
A Black Friday de Empregos integra um conjunto de ações que vêm fortalecendo o mercado de trabalho no estado. Nos últimos três anos, o Ceará registrou mais de 160 mil empregos formais. Apenas em outubro, foram 3.379 novas contratações, totalizando 54.327 postos gerados em 2025.

Com a proximidade do fim do ano — período de maior oferta de vagas temporárias e efetivas — a expectativa é manter a trajetória de crescimento na geração de empregos.
“Hoje, aqui na Praça José de Alencar e em mais de 16 municípios, estamos ampliando as oportunidades para várias ocupações e profissões”, concluiu Chagas Vieira.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

