Na última sexta-feira (19/09), foram realizadas novas entregas na educação municipal de Fortaleza. Entre as ações, foram inaugurados o Centro de Educação Infantil (CEI) Antônio Moreira de Oliveira, no Conjunto Ceará, e a quadra poliesportiva da Escola Municipal Professor Américo Barreira, no bairro Genibaú. Na ocasião, também foi anunciado edital que prevê a criação de 10 mil vagas em creches a partir do próximo ano.
Novo CEI
O CEI Antônio Moreira de Oliveira recebeu investimento de R$ 7,5 milhões em equipamentos e mobiliário. A unidade tem capacidade para atender cerca de 180 crianças de seis meses a três anos em tempo integral, do berçário ao Infantil III. O secretário da Educação, Idilvan Alencar, que esteve presente na entrega do equipamento, ressaltou que este é o primeiro CEI público com berçário do Conjunto Ceará.
O espaço oferece cinco refeições diárias, fardamento, kit pedagógico e material de higiene, além de berçário, salas de aula, fraldário, lactário, banheiros acessíveis, refeitório, cozinha, lavanderia, secretaria, sala de professores, coordenação e área de lazer. Todas as salas são climatizadas.

Durante a inauguração, o prefeito Evandro Leitão (PT) também citou outras intervenções em andamento no Conjunto Ceará. “Logo mais teremos outro CEI a ser entregue também aqui no Conjunto Ceará. Iniciaremos as obras de um Centro de Referência em Assistência Social (Cras) na região. Além disso, estamos realizando uma ampla reforma e ampliação no Hospital Nossa Senhora da Conceição, que será entregue no início de 2026”, disse.
Novas Vagas
Ainda durante o evento, Idilvan anunciou a abertura de edital para criação de 10 mil novas vagas em creches a partir de 2026. Segundo o secretário, a meta é zerar a fila de espera por esse tipo de atendimento.
“Este ano já criamos entre sete mil e oito mil vagas e queremos superar a marca de 10 mil. Não temos um limite: toda vez que houver espaço adequado, vamos ampliar a oferta”, pontuou.
Quadra
A nova quadra pertence à Escola Municipal Professor Américo Barreira, no Genibaú. O equipamento recebeu investimento de R$ 840 mil e beneficia diretamente mais de 860 estudantes.

A intervenção, que estava paralisada há dois anos e meio, incluiu cobertura metálica, piso novo, pintura, iluminação e revitalização do acesso, além da construção de uma entrada secundária.
Além da quadra, a escola passa por obras de manutenção e climatização das salas de aula. O serviço está com 70% concluído e a entrega da reforma completa está prevista para dezembro de 2025.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.