A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Fortaleza reconhece quadrilhas juninas como patrimônio imaterial

Como anunciado pela Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), o Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Histórico-Cultural aprovou o registro das quadrilhas juninas da capital como Patrimônio Imaterial. Este reconhecimento marca Fortaleza como pioneira no Brasil ao valorizar a tradição cultural.

A decisão foi divulgada durante uma reunião no Centro Cultural Belchior, onde foi apresentado o dossiê de registro. O processo de registro começou em junho do ano passado e envolveu uma intensa pesquisa de campo, com visitas a diversos grupos de quadrilha junina, entrevistas e acompanhamento dos ensaios.

Fortaleza reconhece quadrilhas juninas como patrimônio imaterial
Foto: Divulgação/Thiago Noze

Ao longo de dez meses, duas equipes dedicaram-se a documentar e mapear as atividades dos grupos de quadrilha junina. O trabalho resultou na elaboração de um dossiê que inclui informações detalhadas, registros fotográficos e um Plano de Salvaguarda.

Conforme Roberto Viana, secretário da Cultura de Fortaleza, o reconhecimento é fundamental para a história da capital cearense e reafirmou o compromisso da Prefeitura com o apoio a essa tradição. ” Vai ser uma marca e terá o compromisso da nossa gestão com esse segmento. Assim como em toda a cultura da cidade em todas as suas linguagens”, comentou.

Quem também expressou alegria foi o presidente da quadrilha Ceará Junino, Roberto Carlos. Através das redes sociais, ele comemorou o crescimento do segmento. “Me sinto muito honrado em participar desse momento em que nossas quadrilhas de Fortaleza vão se tornar patrimônio imaterial e cultural. Para nós que fazemos essa arte no estado do Ceará é um momento histórico, principalmente na capital”, celebrou.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir