A Avenida Lineu Machado, em Fortaleza, está passando por uma série de intervenções voltadas à segurança viária. A iniciativa, coordenada pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), abrange a atualização da sinalização horizontal e vertical, readequação da velocidade permitida, instalação de lombadas físicas e criação de áreas de trânsito calmo.
O trecho beneficiado vai da Avenida Carneiro de Mendonça até a Rua Maria Quintela. A proposta é garantir maior segurança no trânsito, especialmente aos usuários mais vulneráveis, como pedestres e ciclistas.
No projeto, estão previstas placas com o novo limite de velocidade: 50 km/h entre a Av. Carneiro de Mendonça e a Rua Júlio Braga, e 30 km/h entre a Rua Júlio Braga e a Rua Maria Quintela. Neste último trecho, a via será transformada em zona de trânsito calmo, com tachões nas faixas de retenção dos cruzamentos.

Segundo Leandro Rocha, diretor de trânsito da AMC, reduzir a velocidade é uma estratégia eficaz para evitar acidentes graves. “Estudos mostram um aumento de apenas 6,08 segundos no tempo médio de viagem a cada quilômetro percorrido nas vias contempladas com a mudança. Essa medida, como as próprias estatísticas mostram, não repercute significativamente no tempo de viagem, mas faz total diferença para salvar vidas”, pontuou.
As melhorias também incluem a renovação das lombadas já existentes e ampliação de calçadas na altura da Rua Estrada do Pici. Também estão previstos ajustes na geometria das interseções com as ruas Renato Viana e Jockey Club.
Nos últimos quatro anos, a Avenida Lineu Machado registrou 121 acidentes de trânsito, com 132 pessoas feridas, 12 atropelamentos e uma morte. O volume de ocorrências motivou a adoção das medidas emergenciais.
Tendência Internacional
A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece o excesso de velocidade como uma das principais causas de morte no trânsito urbano, sendo responsável por cerca de 25% das fatalidades. Por isso, a recomendação da entidade é que 50 km/h deve ser o limite em áreas urbanas.
Fortaleza já colocou essa diretriz em prática em 85 vias e observou uma queda de 68,1% nos acidentes fatais onde houve redução de velocidade. Fora do Brasil, grandes cidades também vêm seguindo esse caminho.
Nova York reduziu o limite para 40 km/h em 90% das suas ruas em 2014, registrando uma queda de 25% nas mortes no trânsito. Em Oslo, capital da Noruega, zonas escolares com limite de 30 km/h e proibição do tráfego de carros em alguns trechos resultaram em zero mortes de pedestres ou ciclistas em 2019. Na Espanha e na Holanda, medidas semelhantes também foram aprovadas com expectativa de queda nos números de acidentes.
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