Fortaleza recebe, a partir desta segunda-feira (25/11), o 8º Fórum Nacional de Museus. Com uma programação diversa, o fórum se estende até a sexta-feira (29/11) e é resultado de uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). Esse esforço conjunto foi oficializado por meio de um Acordo de Cooperação Técnica firmado durante o Programa (re)Conexões Ceará, ocorrido em setembro deste ano.
A iniciativa, que conta com o apoio da Petrobras, através do Programa Petrobras Cultural, e do Instituto Cultural Vale, espera reunir cerca de 1.000 participantes. Entre os presentes estarão profissionais, pesquisadores e estudantes da área museológica, que terão como objetivo principal a elaboração e aprovação do Plano Nacional Setorial de Museus (PNSM) 2025-2035. Outro ponto central será o fortalecimento do Sistema Brasileiro de Museus (SBM), consolidando a articulação nacional para os museus brasileiros.
A cerimônia de abertura acontece no Cineteatro São Luiz, às 18h, com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes; a presidente do Ibram, Fernanda Castro; e a secretária de Cultura do Ceará, Luisa Cela.
Destaques da programação
Diversas atividades de impacto internacional e nacional estão previstas. Entre elas, o XIV Encontro Regional do Comitê de Educação e Ação Cultural para a América Latina e o Caribe (CECA LAC), o VI Seminário Internacional das Artes e seus Territórios Sensíveis (Siats) e a mesa-redonda “Repatriação e Reparação”, que contará com palestrantes internacionais.
Outros eventos incluem o Encontro da Rede LGBTQIAPN+ de Memória e Museologia Social e o Encontro Brasileiro de Museólogos(as)(es), Estudantes e Profissionais Negros(as)(es) de Museus. Os participantes também poderão aproveitar minicursos, exposições, apresentações culturais e atividades descentralizadas em espaços como a Pinacoteca do Ceará, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a Biblioteca Estadual do Ceará, o Museu da Imagem e do Som (MIS), o Museu da Indústria e diversas unidades da UFC.
O Fórum também será cenário para o Encontro de Educação Museal (EMUSE) e a Teia da Memória, eventos voltados para a troca de experiências entre Pontos de Memória de diferentes regiões do Brasil. Essas iniciativas têm como propósito fomentar o diálogo entre comunidades que trabalham com a preservação e valorização da memória coletiva.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.