
Nesta quinta-feira (13), o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), vereador Gardel Rolim (PDT), usou a tribuna para defender as ações da gestão da cidade nas áreas de educação e saúde. Segundo Gardel, Fortaleza encerrará 2024 com cerca de 25 mil vagas em creches municipais, um número significativamente superior ao de 2012, quando a Prefeitura ofertava 10.500 vagas.
“Em 2012, último ano do governo do PT em Fortaleza, a Prefeitura oferecia 10.500 vagas de creche. Em 2024, vamos fechar o ano com mais de 25 mil vagas. Isso é uma ação concreta e clara, muito mais forte que as palavras”, destacou o vereador.
Gardel também mencionou que, ao longo dos últimos 12 anos de administrações do PDT, Fortaleza dobrou o número de Centros de Educação Infantil (CEIs). Em 2024, a cidade já conta com 186 unidades. “Fortaleza hoje alcança índices dos melhores, está na ponta como a melhor educação pública do Ceará e despontando como uma das melhores do Brasil”, afirmou.
Respondendo às críticas da oposição, Gardel destacou que as conquistas na educação são palpáveis. A vereadora Professora Adriana Almeida (PT) reconheceu os resultados positivos, mas apontou problemas na oferta de vagas em creches. “Não é a primeira vez que trazemos essa discussão aqui a respeito desse problema da educação do nosso município”, disse Adriana.
Ela enfatizou a importância das creches tanto para o desenvolvimento das crianças quanto para a independência das mulheres. “Sabemos da importância das creches para que as mães tenham onde deixar seus filhos e possam trabalhar, ter sua independência financeira”, explicou.
Gardel Rolim também defendeu os avanços na área da saúde durante a gestão do prefeito Sarto. Ele destacou a construção de 40 novos postos de saúde, quatro policlínicas, seis UPAs, um Hospital Infantil, dois novos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) e a operação do Instituto Doutor José Frota (IJF II).
“Ampliamos a cobertura do Programa Saúde da Família, que recebemos em 2012 com 39% de cobertura, e agora, no final do ano, vamos alcançar quase 80%”, disse Gardel. Ele também criticou a segurança pública, apontando como uma responsabilidade do governo do Estado, sob gestão do PT nos últimos 10 anos.
Com essas declarações, Gardel reafirmou o compromisso da administração municipal com o bem-estar da população de Fortaleza, destacando as melhorias concretas realizadas nos últimos anos.


