PUBLICIDADE

Fortaleza terá aplicativo com programação do Carnaval em tempo real

A Prefeitura de Fortaleza lançou, nesta quarta-feira (21/01), o aplicativo Farol da Cultura, ferramenta digital que irá auxiliar foliões durante o Carnaval de 2026. A plataforma reúne, em tempo real, todas as informações sobre a programação do Ciclo Carnavalesco da capital.

Disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS, o aplicativo oferece funcionalidades como geolocalização dos eventos, busca por atrações por nome de artista ou atividade e criação de uma agenda personalizada. A ferramenta também inclui recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual.

A secretária da Cultura de Fortaleza, Helena Barbosa, destacou que a iniciativa vai além de uma simples agenda digital. “É uma ferramenta que amplia o acesso às informações e dá autonomia ao usuário para qualificar a sua experiência conforme os seus próprios interesses”, pontuou.

Fortaleza terá aplicativo com programação do Carnaval em tempo real
Foto: Reprodução

Desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Políticas Digitais – Mutirão, o aplicativo funciona como um ecossistema de dados e serviços digitais voltado ao fortalecimento das políticas culturais. Neste primeiro momento, a plataforma concentra a programação do Carnaval de Fortaleza, mas a proposta é que, em breve, passe a reunir toda a agenda cultural do município.

Integrado ao Mapa Cultural do Ceará, o sistema também contribui para o fortalecimento de indicadores culturais e possibilita o monitoramento da participação do público nos eventos. Para o sócio-fundador do Mutirão, Uirá Porã, a iniciativa reforça o protagonismo de Fortaleza no uso de tecnologia aplicada à cultura.

“O aplicativo conectará o público às atrações culturais, aproveitando a infraestrutura digital já utilizada pelo Ministério da Cultura e por diversas secretarias estaduais. Seguiremos aprimorando a ferramenta para, em breve, permitir notificações e avaliação das programações indicadas”, comentou.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir