A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Sebrae Ceará entrega prêmio que estimula o desenvolvimento local

O violoncelista Artur Carlos da Casa de Vovó Dedé abrindo a solenidade de entrega do Prêmio Sebrae Empreendedor no Ceará / Crédito da Foto: Sebrae Ceará

 

Reconhecer e disseminar projetos e ações das prefeituras brasileiras no incentivo ao surgimento, desenvolvimento e competitividade das micro e pequenas empresas, é a finalidade do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor que chegou em sua 11ª edição com uma comemoração realizada nesta quinta-feira (19.05), no Teatro RioMar Fortaleza.

Emocionante. Essa é a palavra ideal para definir a solenidade de entrega da premiação em 2022, no Ceará, que teve como mestre de cerimônia, Norma Zélia e, em sua abertura, uma luxuosa apresentação do violoncelista Artur Carlos, da Casa de Vovó Dedé e do octeto de cordas da instituição instalada na capital cearense.

Violoncelista Artur Carlos (Casa de Vovó Dedé) / Crédito da Foto: Sebrae Ceará

 

Na ocasião, foram reconhecidos com um selo de Prefeito Empreendedor, todos os gestores públicos que inscreveram projetos cumprindo todos os requisitos pré-estabelecidos em regulamento. É, importante ressaltar, que o 1º lugar estadual de cada categoria concorrerá na etapa nacional do Prêmio a ser realizada no dia 24 deste mês, em Brasília.

Participaram da entrega da premiação, a governadora do  Ceará, Izolda Cela, o diretor superintendente do Sebrae (CE), Joaquim Cartaxo, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae e presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante, o vice-presidente do Conselho Deliberativo Estadual, João Porto Guimarães, além de gestores municipais, parlamentares estaduais e federal a exemplo de Leônidas Cristino.

O diretor e superintendente do Sebrae – Ceará, Joaquim Cartaxo em seu discurso na solenidade de entrega do Prêmio Prefeito Empreendedor / Crédito da Foto: Carlos Henrique

 

“Estimular as prefeituras a melhorarem o ambiente de negócios e fazer com que isso tenha um impacto positivo nos pequenos negócios, que representam mais de 90% do CNPJ do Estado do Ceará” foi o que disse o diretor e superintendente do Sebrae (CE), Joaquim Cartaxo, na solenidade de entrega do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor.

Cartaxo também informou, que os pequenos negócios representam 54% dos empregos de carteira assinada, mais de 30% do PIB do Estado. “Portanto, é um segmento da economia que precisa ser privilegiado”, lembrou o diretor do Sebrae em matéria publicada no Portal da instituição que apoia as micros e pequenas empresas no Ceará.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae (CE) e presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante / Crédito da Foto: Carlos Henrique

 

O Prêmio Prefeito Empreendedor

Lançado em 14 de março de 2001 no Palácio do Planalto, em Brasília, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor tem incentivado ao longo do tempo, a inclusão do empreendedorismo na agenda da gestão municipal, numa parceria que utiliza os pequenos negócios como ferramenta do desenvolvimento local.

Com o passar dos anos, o número de inscritos e a qualidade de projetos foram crescendo gradativamente. Isso fez com que a organização do prêmio fizesse mudanças na concepção de suas edições subsequentes que foram disseminando, cada vez mais, a cultura empreendedora nas cidades brasileiras.

Público que prestigiou a Solenidade de Entrega do 11º Prêmio Sebrae Empreendedor / Crédito da Foto: Sebrae Ceará

 

A premiação

Em 2022, o prêmio teve o maior número de inscritos em 11 anos, vale frisar. “Até esse momento, é uma edição histórica do Prefeito Empreendedor do Ceará. Foram inscritos 55 projetos por 48 gestores municipais cearenses e quem julga é o conselho deliberativo do Sebrae”, lembrou o superintendente da instituição no Ceará.

Foram premiados os gestores públicos municipais que se destacaram em oito categorias: cidade empreendedora Região Nordeste, compras governamentais, desburocratização, empreendedorismo na escola, governança regional e cooperação intermunicipal, inovação e sustentabilidade, marketing territorial e setores econômicos e, ainda, sala do empreendedor.

Acordeonista Jair Dantas e violonista Salomão (Tapera das Artes) / Crédito da Foto: Sebrae Ceará

 

*Confira a lista dos vencedores por categorias da 11ª edição do Prêmio Prefeito Empreendedor:

>Cidade empreendedora Região Nordeste

1º Lugar: Prefeito Ivo Ferreira Gomes (Sobral)

2º Lugar: Prefeito Cirilo Antônio Pimenta Lima (Quixeramobim) e Prefeita Patrícia Pequeno Gomes Costa de Aguiar (Tauá)

3º Lugar: Prefeito Sávio Gurgel Nogueira (Russas)

>Compras governamentais

1º Lugar: Prefeito Antônio Joaquim Gonçalves de Oliveira (Quixeré)

2º Lugar: Prefeito Joacy Alves dos Santos Júnior (Jaguaribara)

3º Lugar: Prefeito João Batista Diniz (Cedro)

>Desburocratização

1º Lugar: Prefeito Sávio Gurgel Nogueira (Russas)

2º Lugar: Prefeita Maria Elizabeth Magalhães (Camocim)

>Empreendedorismo na escola

1º Lugar: Prefeito Matheus Pereira Mendes (Pedra Branca)

2º Lugar: Prefeito Guilherme Sampaio Saraiva (Barbalha)

>Governança regional e cooperação intermunicipal

1º Lugar: Prefeito Antônio Maurício Pinheiro Jucá (Senador Pompeu)

2º Lugar: Prefeito Acilon Gonçalves Pinto Júnior (Eusébio)

3º Lugar: Prefeito Francisco Elmo Bezerra Monte (Varjota)

>Inovação e sustentabilidade

1º Lugar – Prefeito Herberlh Freitas Reis Cavalcante Mota (Baturité)

2º Lugar – Prefeito Roger Neves Aguiar (Marco)

3º Lugar – Prefeito José Edson Riva Souza Cunha (Jucás)

>Marketing territorial e setores econômicos

1º Lugar: Prefeito Adail Machado Castro (Guaraciaba do Norte)

2º Lugar: Prefeito Cirilo Antônio Pimenta Lima (Quixeramobim)

3º Lugar: Prefeito Luiz Alan Pinheiro Macedo (Milhã)

>Sala do empreendedor

1º Lugar: Prefeito Glêdson Lima Bezerra (Juazeiro do Norte)

2º Lugar: Prefeito José Maria de Oliveira Lucena (Limoeiro do Norte)

3º Lugar: Prefeito Luiz Menezes de Lima (Tianguá)

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir