A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Vanja Fontenele toma posse como desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará

Vanja Fontenele assinando o termo de posse como desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará

 

A corte do Tribunal de Justiça do Ceará conta com mais uma mulher: Vanja Fontenele. A procuradora de Justiça teve a sua posse oficializada no cargo de desembargadora, nesta quarta-feira (15.06), na sede da Escola Superior da Magistratura do Estado (Esmec), instalada no bairro Edson Queiroz, em Fortaleza (CE).

Com o ingresso de Vanja no Poder Judiciário, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) passa a contabilizar 21 mulheres como desembargadora da Justiça do 2º Grau, de um total de 50 ocupadas.

A agora empossada desembargadora Vanja Fontenele, explicou ao Portal A Notícia do Ceará, como é feito o processo de escolha para o cargo do TJCE: “Essa escolha passa por um processo coletivo. Primeiro é do Conselho Superior do Ministério Público e o segundo do Tribunal de Justiça. O terceiro é uma discricionariedade da governadora”, pontou a desembargadora.

Sessão Solene de Posse da Procuradora de Justiça Vanja Fontenele no cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará

 

Vanja Fontenele que atuou durante 38 anos no Ministério Público do Ceará, também externou a felicidade de a governadora Izolda Cela ter lhe escolhido para integrar o quadro de desembargadores do Estado: “Fiquei muito honrada com a escolha que ela fez entre três valorosas pessoas, e ela me dignificou com essa escolha. Eu fico extremamente honrada”, afirmou Vanja.

“A posse da doutora Vanja enriquece o Tribunal de Justiça. Com certeza a indicação do nome dela vem de sua trajetória, competência e atuação no Ministério Público. Como foi feito aqui, doutora Vanja foi reconhecida pela sua dedicação diversa frente à várias missões que ela desempenhou. É uma pessoa que vem com sua experiência para enriquecer a Corte de Justiça do Estado do Ceará” foi o que a governadora Izolda Cela disse ao Portal ANC.

A Sessão Solene de Posse de Vanja Fontenele no cargo de desembargadora, contou com nomes de peso a exemplo da governadora Izolda Cela; do ex-governador Camilo Santana; do desembargador federal, Cid Marconi; do presidente da OAB, Secção Ceará, Erinaldo Dantas; do vice-prefeito de Fortaleza Élcio Batista; da defensora pública geral Elisabeth Chagas; do procurador-geral de Justiça Manuel Pinheiro; do corregedor-geral da Justiça Paulo Airton; da diretora do Fórum Clóvis Beviláqua, juíza Ana Cristina Esmeraldo; e do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE), deputado Evandro Leitão.

Desembargadora Nailde Pinheiro – Presidente do Tribunal de Justiça do Ceará

 

Saudação

Em saudação à chegada da nova colega na Corte, a Presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Naílde Pinheiro, afirmou: “A posse da procuradora Vanja Fontenele Pontes como desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará, em vaga reservada ao Ministério Público do Ceará, por meio do Quinto Constitucional, qualifica e enriquece ainda mais o quadro da nossa magistratura, por sua formação intelectual e experiência profissional, comprovadas numa trajetória de inegável competência, destaque, credibilidade e reconhecimento público”.

Desembargador Federal Cid Marconi, ex-governador Camilo Santana e governadora do Ceará Izolda Cela

 

Outros depoimentos sobre Vanja Fontenele

“Com essa nomeação ganha o Poder Judiciário, ganha a sociedade cearense. Mais uma desembargadora mulher para representar bem. Doutora Vanja foi escolhida pela sua competência, história, decência e grande trabalho em defesa da Justiça do povo do Ceará”.

Camilo Santana

Ex-governador do Estado do Ceará

“Sua trajetória é longa no Ministério Público. Isso credenciou doutora Vanja para que ela pudesse ser a escolhida da lista tríplice. Uma das mulheres escolhidas por merecimento e trajetória ilibada. É certeza que agora no novo cargo continuará sendo honesta, justa, trabalhando para o melhor na Justiça do Estado do Ceará”.

Élcio Batista

Vice-prefeito de Fortaleza

“Uma importância primordial, fundamental. Sobretudo pela sua trajetória, por tudo que ela fez em sua vida. A doutora Vanja toma posse daquele que é um dos cargos mais importantes de um estado democrático de direito, como desembargadora, julgando processos. Isso graças à sua trajetória respeitada pela sociedade cearense”.

Evandro Leitão

Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará  

A nomeação

A sua nomeação para o cargo foi escolhida no último dia 31 de maio, pela governadora Izolda Cela. Vanja Fontenele ocupa no TJCE, a vaga da desembargadora Vera Lúcia Correia Lima, que aposentou-se no mês de março passado.

A nomeação aconteceu depois que o Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará, definiu em 19 de maio deste ano, a lista tríplice para preenchimento da vaga de desembargadora e, em seguida, enviou para a mandatária do Poder Executivo.

Vanja Fontenele fazendo seu discurso como nova desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará

 

A desembargadora

Nascida em 26 de agosto de 1958, Vanja Fontenele é natural de Fortaleza, filha do advogado Francisco Saldanha Fontenele Filho (falecido), e de Eneida Maria Ferreira Gomes Fontenele. Ela é de uma família de três irmãos: a psicóloga Venétia Luzia (falecida), a professora universitária Venúsia Fontenele e o advogado Victor Saldanha.

A nova desembargadora casou-se em 1980 com o administrador e economista Lúcio Flávio Arruda Pontes. Foi desta união que nasceram os filhos Lúcio Filho (jornalista); Cláudia Taís (advogada); e Sara Fontenele Pontes (médica cirurgiã). É também, avó de Cibele de Oliveira Pontes e João Vicente Maia Pontes.

Vanja é graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) desde 1982 e tem também, especialização em Gestão Pública e Direito Ambiental, pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). A sua entrada no Ministério Público do Ceará como promotora de Justiça ocorreu em 28 de agosto de 1984. Chegou a atuar ainda, nas Comarcas de Coreaú, Mombaça, Brejo Santo e Canindé.

Já em abril de 1994 foi promovida para 2ª Promotoria do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), onde ficou à frente da coordenação-geral do órgão e permaneceu até dezembro de 1996. No Decon, passou pelas áreas de mediação de conflitos; defesa do idoso, da pessoa com deficiência, do meio ambiente, da educação; e em conflitos fundiários.

No dia 15 de maio de 1997 recebeu a nomeação pra ser ouvidora-geral Adjunta do Estado do Ceará. Depois, assumiu a 2ª Promotoria de Execução Penal, Habeas Corpus e Corregedoria dos Presídios, que foi transformada em Promotoria de Execução de Penas Alternativas.

A posse de Vanja Fontenele na Procuradoria de Justiça do Ceará aconteceu em 1º de dezembro de 2009. Logo após, em 15 de setembro de 2010, assumiu a Secretaria-Executiva do Decon e, em 28 de dezembro de 2010, tomou posse no Conselho Superior do Ministério Público para o mandato de 2011.

Ocupou ainda o cargo de vice-procuradora-geral de Justiça, no período de 2016 a 2019 e, também, de coordenadora da Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap).

 

*Com informações do Portal do TJCE.

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir