PUBLICIDADE

Fortescue define Ceará como futura liderança na produção de Hidrogênio Verde

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) recebeu, nesta sexta-feira (10/11), Andrew Forrest. Presidente e fundador da Fortescue, empresa referência em energia e recursos verdes, o empresário definiu o Ceará como uma futura potência do setor.

O evento reuniu empresários e diversos apoiadores da iniciativa. Na principal pauta do encontro, Andrew apresentou exemplos práticos que justificam os esforços ligados à implantação do Hub de Hidrogênio Verde no Estado.

Para o empresário, o Ceará apresenta condições que são semelhantes às de outros países que já contam com a produção em massa, fortalecendo a economia e descarbonizando o planeta. “Estou muito animado de fazer isso com todos vocês. Estou aqui para contribuir. Juntos vamos fazer do Ceará uma liderança na produção de Hidrogênio Verde. Vamos mostrar para vocês que nossa empresa é referência nessa área e o que é necessário para fazermos com que a nossa energia seja totalmente verde. Se ela pode ser uma empresa verde, todas as outras também podem”, definiu.

O momento também contou com rodada de perguntas a Andrew Forrest. Questionado se o Ceará apresentava as condições necessárias para se tornar essa liderança, o empresário realizou ponderações. Andrew assumiu que alguns desafios seriam encontrados, mas que isso não impediria que o Ceará se tornasse um dos melhores lugares do mundo para a realização de investimentos. “Vocês serão a fonte de energia verde mais barata do país. O Governo do Estado está muito alinhado com o Governo Federal. Teremos desafios. A mudança regulatória é o primeiro passo. Virão muitos problemas, mas o Ceará é uma dos melhores lugares da América Latina e talvez do mundo para se investir. Vamos pensar num mundo que exista sem combustível fóssil”, explicou.

De acordo com o presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, a palestra de Andrew representou um dia histórico para o Ceará.

Fortscue

A multinacional é uma das quatro empresas que possuem pré-contrato assinado com o Governo do Ceará para produção de Hidrogênio Verde no Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

No total, já são 34 memorandos de entendimento para a cadeia do hidrogênio verde no estado.
No último mês de outubro, o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) aprovou o Estudo de Impacto Ambiental apresentado pela Fortescue para implantação da planta de H2V e autorizou a emissão, por parte da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), da licença prévia.

Ainda sobre a Fortscue, a empresa é dedicada a erradicar o uso de combustíveis fósseis e criar soluções verdes. O grupo é o único do setor com planos de atingir zero emissões em suas principais operações até 2030.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir