O município de Fortim, no litoral cearense, passou a integrar oficialmente a rota da inclusão com a inauguração, nesta sexta-feira (25), da Estação do Praia Acessível. A ação é promovida pela Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih) e oferece estrutura e atendimento especializado para garantir acesso ao lazer e ao banho de mar a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Com a chegada da nova estação, Fortim junta-se aos municípios de Aquiraz, Aracati, Caucaia e Fortaleza, que já contam com o projeto em funcionamento. A iniciativa promove atividades como esportes de praia, banho assistido com cadeiras anfíbias e esteiras de acesso, tudo sob o acompanhamento de profissionais treinados para oferecer suporte seguro e acolhedor.
Para atuar na Estação Fortim, seis profissionais foram capacitados — um supervisor e cinco monitores — com formação abrangente, que inclui montagem e manuseio dos equipamentos, uso adequado de EPIs e protocolos de segurança durante o atendimento aos usuários.
A secretária dos Direitos Humanos, Socorro França, destacou o impacto social da ampliação do projeto. “Estamos muito contentes com a expansão do Praia Acessível. Esse é mais um passo importante para garantir que as pessoas com deficiência tenham acesso e sejam incluídas com dignidade. O Ceará está cada vez mais comprometido em criar políticas públicas assertivas, que transformem realidades e promovam a igualdade de oportunidades para todos”, afirmou.
Desde seu lançamento, em 2022, o Praia Acessível já atendeu mais de 8.500 pessoas, entre cadeirantes, idosos e pessoas com mobilidade reduzida. A nova estação também beneficia diretamente moradores dos municípios vizinhos de Beberibe e Itaiçaba.
Sobre o projeto
O Praia Acessível é fruto da parceria entre o Governo do Ceará e as prefeituras dos municípios contemplados, ampliando o acesso ao lazer e ao turismo de forma inclusiva. Os serviços podem ser utilizados por demanda espontânea ou mediante agendamento prévio, de acordo com a disponibilidade local.
A iniciativa segue os princípios da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), que completa 10 anos em 2025, garantindo o direito de acesso à cultura, esporte, turismo e lazer para todos.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.