
Fósseis recuperados do Reino Unido retornaram para a Região do Cariri na última quarta-feira, (7). Os materiais arqueológicos foram recuperados através de uma operação do Ministério Público Federal e foram enviados para a Universidade Regional do Cariri, que recebeu no ano de 2023 uma denúncia anônima de uma pesquisadora.
Os fósseis foram identificados como sendo da Chapada do Araripe, após análises. As peças estavam sendo anunciadas em um mercado clandestino no Continente Europeu. A entrega dos artefatos aconteceu na sede oficial do MPF.
A exploração de Fósseis é proibida por lei no Brasil, bem como a extração, transporte e exportação sem que haja uma autorização vinda diretamente do Governo Federal. Os fósseis apreendidos também estariam com valores em euros para comercialização ilegal.
Os artefatos repatriados chegaram ao Brasil no início do mês de abril e ficarão no Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, em Santana do Cariri. Todo o acervo, que é avaliado em 600 mil euros, é considerado importante para o patrimônio científico nacional. A URCA informou que uma solenidade de apresentação dos fósseis repatriados será realizada em breve.