A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Fóssil de dinossauro contrabandeado para Alemanha retornará ao Ceará

A espécie datada de mais de 100 milhões de anos atrás, foi retirada irregularmente por pesquisador estrangeiros do Ceará, nos anos 90

 

O Ministério da Ciência,Tecnologia e Inovação (MCTI) indicou, na última terça-feira (18/05), o Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens (MPPCN), para receber o fóssil do Ubirajara Jubatus. O fóssil, que era do tamanho de uma galinha revestido por penas, será repatriado da Alemanha ao Brasil, e poderá ser visto no museu localizado na cidade de Santana do Cariri, no interior do Ceará.

Após ser retirado ilegalmente do Ceará nos anos 90 e ficar exposto no Museu Estadual de História Natural Karlsruhe, na Alemanha, o fóssil retornará ao país de origem. Ele pertence à região do Geoparque do Araripe, localizada entre os estados nordestinos do Ceará, Pernambuco e Piauí, conhecida como centro paleontológico.

A perspectiva é de que o fóssil chegue ao Brasil em breve, de acordo com o ministro-conselheiro para Assuntos Científicos e Intercâmbio Acadêmico da Embaixada da Alemanha, Christian Stertz. O ministro sugeriu a formalização do pedido para que a repatriação seja iniciada rapidamente.

Considerado o mais antigo da Bacia do Araripe, o holótipo é uma peça única que serviu de base para a descrição da espécie. Ele é datado do período Cretáceo, e viveu há cerca de 110 e 115 milhões de anos na região da Bacia do Araripe, no interior do Ceará.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir