PUBLICIDADE

Fotofestival SOLAR celebra a fotografia e a cultura em Fortaleza e no Cariri

A 3ª edição do Fotofestival SOLAR ocorre de 11 a 15 de dezembro, destacando a fotografia como uma expressão artística conectada a formas de arte e cultura. O evento gratuito oferece uma programação diversificada em múltiplos espaços culturais do Ceará, promovendo o encontro entre público, artistas e especialistas nacionais e internacionais.

Com realização conjunta da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e do Instituto Mirante de Cultura e Arte, o Fotofestival contará com atividades em Fortaleza, em locais como a Pinacoteca do Ceará, o Mercado AlimentaCE e o Museu da Imagem e do Som (MIS), além de expandir suas ações para o Crato, no Centro Cultural do Cariri.

O festival propõe um intercâmbio de ideias sobre arte, memória e contemporaneidade, abrangendo exposições, lançamentos de livros, projeções audiovisuais, shows e oficinas. Nesta edição, serão realizadas 10 exposições, 14 conversas e 5 oficinas, com destaque para os fotógrafos Jorge Bodanzky e João Moreira Salles, o chileno Alfredo Jaar e a mexicana Graciela Iturbide. A chamada pública garante espaço para a participação de artistas cearenses e de outras regiões.

Fotofestival SOLAR celebra a fotografia e a cultura em Fortaleza e no Cariri
Foto: Divulgação

Entre as atrações musicais estão nomes como Ana Frango Elétrico, Gang do Eletro e Letrux. No setor gastronômico, o Mercado AlimentaCE abrigará uma feira paraense, oferecendo sabores regionais ao som do tecnobrega.

Idealizado pelo fotógrafo e editor Tiago Santana, o SOLAR reforça o papel da fotografia como arte, instrumento cultural e meio de produção de conhecimento. O festival também discute políticas públicas, promovendo a democratização do acesso à cultura e criando oportunidades de diálogo entre fotografia e outras linguagens artísticas.

Exposições e Oficinas

Uma das principais mostras será NAGUAL, com fotografias de Graciela Iturbide, em exibição no Centro Cultural do Cariri, a partir de 8 de dezembro. As oficinas, realizadas em parceria com o IMAGINÁRIA – Festival de Fotolivros, incluem atividades como “Escritas de Si”, ministrada por Juliana Monteiro, que explorará conexões entre experiências pessoais e narrativas criativas. As conversas com os convidados serão transmitidas ao vivo no canal do YouTube do Fotofestival, com intérpretes de Libras.

Serviço

Data: 11 a 15 de dezembro de 2024

Acesso gratuito e livre para todas as idades. Clique aqui para conferir a programação completa.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir