No primeiro semestre de 2024, o setor de franquias alcançou um faturamento de R$ 121,7 milhões, um aumento de 15,8% em relação ao ano anterior. Esse desempenho, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), ressalta o impacto das franquias na economia regional, especialmente em cidades do interior que vêm se destacando como novos polos de expansão. Um exemplo é Fortaleza, onde o faturamento do setor registrou um crescimento de 16,91%.
A cidade de Goiânia (GO) lidera o ranking de crescimento em faturamento entre as franquias, com um aumento de 25,59% na primeira metade de 2024 em comparação ao ano anterior, totalizando R$ 1,745 bilhão. Florianópolis (SC) e Curitiba (PR) seguem na lista com variações positivas de 24,1% e 21,1%, respectivamente. A presença das redes de franquias nessas cidades contribui para dinamizar as economias locais, gerando emprego e diversificando os investimentos, que anteriormente se concentravam apenas nas grandes capitais.
Dentre os setores que mais impulsionam o faturamento das franquias, o ramo de Alimentação lidera, representando 22% da receita do setor. Em segundo lugar estão as franquias de Saúde, Beleza e Bem-estar, com uma participação de 19%, seguidas por Serviços e Outros Negócios (13%) e Moda (12%).
Para muitos empreendedores, aderir ao modelo de franquias é uma opção segura para entrar no mercado, já que se baseia em um formato testado e em marcas já conhecidas. No entanto, essa decisão deve ser ponderada. “Investir ou adquirir uma franquia exige dedicação e preparo. Assim como qualquer tipo de negócio, existe risco, demanda tempo na escolha, análise do investimento e da marca que será adquirida””, orienta Karen Sitta, analista de Acesso a Mercados do Sebrae.
No Ceará, o Sebrae Ceará oferece suporte a quem deseja iniciar no setor, com o auxílio do analista Rogério Moraes. Segundo ele, “a troca de conhecimento e a aplicação correta dos padrões da franquia são elementos-chave para o bom desempenho da unidade”.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.