PUBLICIDADE

Fraude do falso advogado já tem mais de 600 denúncias em 2025 no Ceará

No Ceará, cresce o alerta para a fraude conhecida como golpe do falso advogado, que tem lesado tanto advogados quanto clientes. De acordo com a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), a prática criminosa envolve até a comercialização ilegal de acessos de profissionais. Em 2024, a OAB-CE recebeu 57 registros formais e em 2025 o número já passa de 675 casos.

Fábio Costa, coordenador estadual de Fiscalização da OAB-CE, explica que há uma rede que atua na venda clandestina de logins e senhas de advogados. Além disso, há suspeitas de atuação de hackers que capturam os dados e os repassam a organizações criminosas espalhadas por diversos estados.

Fraude do falso advogado já tem mais de 600 denúncias em 2025 no Ceará
Foto: Reprodução

Como agem os golpistas?

A atuação dos criminosos, na maioria das vezes, acontece por meio de aplicativos de mensagens. O método consiste em contatar as vítimas, apresentando-se como advogados ou supostos representantes de escritórios, e informando sobre decisões judiciais favoráveis. Em seguida, exigem depósitos para supostas taxas ou honorários.

Para tornar a abordagem mais convincente, os dados enviados costumam ser verdadeiros, inclusive com o uso de documentos falsificados, mas timbrados com símbolos de órgãos oficiais. A Polícia Civil do Ceará detalha que, em muitos casos, os alvos acreditam que têm valores a receber e acabam realizando os pagamentos.

Vale destacar que o Judiciário não cobra valores para liberar montantes devidos. Nesse sentido, a orientação é não concluir transferências solicitadas por mensagens.

Ação Policial

Entre março e maio de 2025, operações conjuntas com apoio de outros estados resultaram em prisões de suspeitos no Ceará, Paraná, Goiás, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Apenas no Estado, cerca de 17 pessoas foram presas neste ano.

Durante essas ações, foram apreendidos celulares, máquinas de cartão, veículos, HDs e outros equipamentos que servirão para aprofundar as apurações. Conforme a Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF) da Polícia Civil do Ceará, os investigados são suspeitos de intermediar transferências e captar vítimas virtualmente.

A OAB Nacional orienta que qualquer tentativa de golpe ou pagamento indevido seja denunciada pelo site oficial. O objetivo é que as seccionais estaduais possam atuar e apoiar a responsabilização criminal dos envolvidos.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir