PUBLICIDADE

Fraude no INSS: veja como pedir reembolso de descontos irregulares

A partir desta terça-feira (13/05), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai começar a notificar os aposentados e pensionistas que sofreram descontos de associações e sindicatos sem autorização prévia. As notificações serão feitas exclusivamente pelo site ou app Meu INSS.

Quem receber o aviso, poderá confirmar que não reconhece o desconto e, então, solicitar o reembolso. Essa etapa estará disponível na quarta-feira (14/05) através do mesmo aplicativo ou pelo telefone 135.

No total, 9 milhões de pessoas serão notificadas. Outros 27 milhões de segurados, que nunca tiveram esse tipo de desconto, já foram avisados na semana passada de que não fazem parte do grupo afetado.

Fraude no INSS: veja como pedir reembolso de descontos irregulares
Foto: Reprodução

Como será feita a devolução?

O INSS vai devolver R$ 292,7 milhões entre os dias 26 de maio e 6 de junho. Esses valores correspondem às mensalidades de abril que chegaram a ser descontadas, mas foram bloqueadas antes de irem para os sindicatos ou associações.

Como saber se você foi prejudicado?

  1. Acesse o Meu INSS pelo site ou aplicativo;
  2. Faça login e clique em “Consultar Benefício”;
  3. Vá em “Extrato de Pagamento” e selecione o mês desejado;
  4. Veja se há algum desconto inesperado listado.

Se encontrar algo estranho, você pode registrar que não reconhece aquele valor e acionar o pedido de reembolso. O sistema vai gerar automaticamente uma cobrança para a entidade responsável, que terá até 15 dias úteis para se explicar ou devolver o valor ao INSS, que então repassará o dinheiro ao beneficiário.

Vale destacar que o INSS não vai entrar em contato por telefone, SMS ou WhatsApp. Qualquer dúvida, basta acionar a central 135, que atende de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir