A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Frequência de incêndios assusta moradores da Zona Rural

Moradores de Icó, a 350km de Fortaleza, enviaram diversos vídeos à Redação da ANC com registros de incêndios florestais de médio porte. De acordo com os relatos, as incidências são frequentes, com maior concentração na Zona Rural da cidade do Centro-Sul.

De acordo com Tenente Mendes, comandante do Corpo de Bombeiros de Iguatu, que responde pelos municípios da região, vários fatores contribuem para o fenômeno. “No segundo semestre, a umidade do ar, a alta temperatura e a vegetação seca contribuem para esses episódios. Nesta época do ano, o vento também ajuda na propagação das chamas”. 

Confira:

Segundo o comandante, em relação ao mesmo período do ano passado, o Estado do Ceará registrou 40% de incêndios a mais. Ele informou, ainda, que nos últimos dois meses foram constatados 1.300 incêndios no Ceará. Para o Tenente Marcos, a ação humana também  é um fator determinante para as ocorrências. “As pessoas do interior também realizam a prática de brocar. Muitas pessoas também jogam as bitucas de cigarro em vegetação seca e isso contribui”, explica.

Por esses diagnósticos, o comandante reforça que são destinadas equipes de reforço para os incêndios florestais. Ouça a entrevista completa:

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir