A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Funceme aponta 40% de chances de chuvas dentro da média neste trimestre

O mais recente prognóstico da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) aponta uma mudança nas expectativas de chuvas para o Ceará neste trimestre. De acordo com o novo relatório, há agora uma probabilidade de 40% de as chuvas ficarem dentro da média para o período de abril a junho. Isso marca uma reversão em relação à previsão anterior divulgada em janeiro, que indicava uma maior tendência de chuvas abaixo da média, com 45%.

Segundo a meteorologista da Funceme, Meiry Sakamoto, o cenário geral aponta para uma maior normalidade climatológica. Isso levando em conta que ainda tem uma probabilidade de 45% de as chuvas ficarem abaixo da média e 30% de chance de acumularem acima da média.

Funceme aponta 40% de chances de chuvas dentro da média neste trimestre
Foto: José Leomar/ Sistema Verdes Mares

O novo prognóstico, baseado em uma análise das condições nos oceanos Pacífico e Atlântico, também enfatiza a questão da irregularidade das chuvas. Meiry destaca que as chuvas podem não ser uniformes, como observado em fevereiro, e os modelos continuam indicando essa irregularidade tanto em termos temporais quanto espaciais.

É importante ressaltar que isso não implica em chuvas de grandes volumes semelhantes aos registrados em fevereiro e março. As precipitações devem ocorrer dentro da normalidade esperada para o período, com base nas médias históricas dos últimos 30 anos: 190 milímetros em abril, 90 milímetros em maio e 37 milímetros em junho.

O prognóstico anterior, divulgado no início do ano para os meses de fevereiro, março e abril, indicava uma probabilidade de 45% de chuvas abaixo da normal, 40% de chuvas em torno da normal e 15% de chuvas acima do normal. Os modelos também apontavam para uma tendência de uma estação chuvosa mais curta, com principais acumulados de chuva entre fevereiro e março, e mais irregulares em abril e maio.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir