A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgou, nesta quinta-feira (27), um novo prognóstico climático para o Ceará, cobrindo o trimestre de março, abril e maio de 2025. O boletim atualiza as previsões feitas em janeiro, que contemplavam o período de fevereiro a abril, e indica mudanças no cenário de chuvas para o próximo trimestre.
O novo prognóstico aponta uma probabilidade de 45% para chuvas dentro da média histórica, 30% para precipitações abaixo da média e 25% para chuvas acima da normal climatológica. Essa previsão é uma atualização das probabilidades anteriores, quando o prognóstico indicava 45% de chances para chuvas dentro da média, 35% abaixo da média e 20% acima da média.
De acordo com a Funceme, o padrão de distribuição das chuvas no estado deve seguir o comportamento já identificado no mês de fevereiro, com maior volume de precipitações nas regiões norte e menores volumes no centro-sul do Ceará. A principal variável a ser observada é o aquecimento do Atlântico Equatorial, que pode influenciar a distribuição das chuvas no estado.
“O mês de fevereiro ficou conforme a gente tinha indicado no padrão da previsão emitida em janeiro, com chuvas em torno da normal ou acima do normal na porção mais ao norte, enquanto as regiões do interior e do sul do estado apresentaram chuvas abaixo da média”, explicou o presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins.
“Esse é o cenário apontado para esse novo período, com um gradiente ainda observado, norte-sul, norte com chuvas ali em torno da normalidade e centro-sul com chuvas abaixo da normalidade”, afirmou Martins, que também explicou que as condições do Atlântico e do Pacífico podem influenciar a previsão, especialmente no centro-sul do estado, onde as chuvas devem ser menos frequentes.
A Funceme recomenda acompanhamento constante das previsões diárias e análises semanais, dada a variabilidade espacial das chuvas no Ceará. As condições meteorológicas nos próximos dias indicam a continuidade das chuvas, com intensidade moderada a forte até sexta-feira (28). No sábado (1º), a previsão é de diminuição das chances de chuva, principalmente no período da tarde e noite.
Para os próximos meses, a Funceme destaca que a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continuará sendo o principal sistema responsável pelas chuvas no Ceará, e que o cenário de precipitações poderá variar, com volumes mais altos nas áreas mais próximas ao litoral e chuvas mais escassas no interior e sul do estado.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC