O prognóstico climático para o próximo trimestre no Ceará, que vai de fevereiro a abril de 2025, tem 45% de chances de ter chuvas dentro da média histórica, com outros 20% acima da média. Foi o que anunciou a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), na manhã desta quarta-feira (22).
“Percebemos que tem um aquecimento aí na zona equatorial do Atlântico e também no Atlântico Norte. Isso levou como categoria mais provável para o Centro-Norte do estado a probabilidade normal ou acima da normalidade. A categoria abaixo da normalidade no Centro-Sul, porque já que o aquecimento é Equatorial e Centro-Norte Tropical. Isso que os modelos conseguiram capturar de termos de regiões do estado” [Eduardo Martins, presidente da Funceme]
Em seminário apresentado no Palácio da Abolição, o órgão relatou ainda que os resultados apontam em 35% de probabilidade a chance de chuvas abaixo da normal, mas que no geral o quadro se apresenta positivo para o período. “Características apontam para condições de fenômeno La Niña, mesmo que este ainda não esteja oficialmente declarado pelos órgãos de meteorologia internacionais”, explica análise da Funceme sobre como o fenômeno pode afetar o clima no estado.
Os resultados apresentados pela Funceme dizem respeito unicamente ao volume total do trimestre, e não a uma quantidade de chuvas isoladas de cada mês. Agora em janeiro, diz o órgão, o estado teve cerca de 13% a 14% de chuvas acima da média para o mês, o que é algo em torno de 98 milímetros, com destaque para o último dia 15 de janeiro, quando choveu 62,2 milímetros.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC