As chuvas no Ceará entre a manhã de domingo (21/12) e a manhã desta segunda-feira (22/12), alcançaram ao menos 55 municípios, conforme levantamento parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Os registros mais elevados se concentraram no sul do estado, onde a atuação das áreas de instabilidade foi mais intensa.
Nesse intervalo, Quixelô apresentou o maior volume de precipitação, com acumulado que representa o maior já observado no município para um mês de dezembro, dentro da série histórica monitorada pela Funceme. Também houve volumes expressivos em cidades do Cariri e do sul do Sertão Central e Inhamuns.
Maiores acumulados parciais
- Iguatu (posto Riacho Vermelho): 88 mm
- Farias Brito (posto Cariutaba): 82 mm
- Quixelô (posto Vila Antonico): 79 mm
- Iguatu (posto Açude do Governo): 78 mm
- Iguatu (posto Iguatu): 73 mm

De acordo com o sumário diário da Funceme, 94 dos 156 postos informados registraram precipitação no estado. Ao todo, 54 municípios apresentaram chuvas, sendo que 45 postos superaram 20 mm, 25 ultrapassaram 40 mm e 17 registraram volumes acima de 50 mm. Apenas um posto teve acumulado superior a 100 mm nas últimas 24 horas.
Previsão do tempo
Para esta segunda-feira, a previsão indica continuidade da instabilidade atmosférica em grande parte do Ceará. O céu deve variar entre nublado e parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas fracas e isoladas pela manhã nas regiões Centro-Sul e na faixa litorânea.
No período da tarde, as precipitações mais consistentes devem se concentrar no noroeste do estado, com intensidade de fraca a moderada. À noite, a tendência é de retorno das chuvas no Cariri e no sul do Sertão Central e Inhamuns, embora de forma menos intensa. A maior cobertura de nuvens deve contribuir para queda nas temperaturas, favorecendo sensação de maior conforto térmico em diversas regiões.

Já para a terça-feira (23/12), a Funceme aponta redução da nebulosidade em todo o estado, apesar da possibilidade de chuvas isoladas durante a madrugada no sul do Ceará e em trechos do litoral. À tarde, esses registros pontuais podem ocorrer novamente na porção noroeste.
As chuvas observadas e previstas estão associadas à influência de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que está com o centro localizado sobre a Bahia. A borda do sistema favorece a formação de nebulosidade e a ocorrência de precipitações sobre o Ceará.
Fortaleza e Região Metropolitana
Na Capital e na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), a manhã desta segunda-feira deve ser marcada por céu nublado, com chuvas fracas e isoladas. Ao longo da tarde e da noite, o tempo permanece variando entre nublado e parcialmente nublado. Para a madrugada e o início da manhã de terça-feira, a previsão indica chuvas isoladas, com retorno do predomínio do sol ao longo do dia.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.


