PUBLICIDADE

Furto de cabos cresce 26% em um ano no Ceará

O Ceará registrou 330 furtos de cabos elétricos nos três primeiros meses de 2025, segundo dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O crime tem gerado prejuízos à população, que enfrenta apagões, além de danos à infraestrutura elétrica. Neste ano, até o momento, já foram levados 76 quilômetros de cabos.

Apenas em 2024, mais de 320 quilômetros de cabos foram furtados em todo o Estado, de acordo com a Enel Ceará. O número representa um aumento de 26% em relação a 2023. As cidades mais afetadas foram Beberibe, Icapuí, Aquiraz, Camocim e São Gonçalo do Amarante. A distribuidora informa que mais de 500 mil unidades consumidoras foram afetadas pelas interrupções ao longo de 2024.

Furto de cabos cresce 26% em um ano no Ceará
Foto: Reprodução

Nesse contexto, as forças de segurança têm intensificado o uso de videomonitoramento para coibir o crime. Até agora, 95 pessoas foram presas por envolvimento com os furtos e a Polícia Civil concentra os esforços nas investigações contra receptadores.

A Enel mantém uma central de segurança 24 horas para denúncias da população. A concessionária orienta os consumidores a verificarem a presença de uniformes, veículos caracterizados e sinalização com cones refletivos em todas as intervenções técnicas. Vale destacar que casos suspeitos devem ser imediatamente comunicados à central.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir