PUBLICIDADE

Furtos de cabos de energia no Ceará aumentam 24% em 2024

De janeiro a novembro de 2024, o Ceará registrou 295 quilômetros de cabos elétricos furtados, superando os números de 2023 em 58 quilômetros. Este número equivale a uma média mensal de 25 quilômetros de cabos subtraídos neste ano, segundo dados da Enel.

Os maiores volumes de roubos ocorreram nos meses de novembro (40 km), janeiro (39 km) e maio (30 km). As áreas mais atingidas são regiões litorâneas, principalmente no Litoral Leste e na Região Metropolitana de Fortaleza. Os municípios com os maiores registros incluem Beberibe (54 km), Aquiraz (25 km), Icapuí (25 km), São Gonçalo do Amarante (23 km), Camocim (20 km), Fortaleza (18 km) e Cascavel (17 km).

Roubos de cabos de energia no Ceará aumentam 24% em 2024
Foto: Divulgação/Enel

Impactos

O furto de cabos representa uma ameaça à segurança e ao bem-estar coletivo. Além dos perigos enfrentados pelos próprios criminosos, que manipulam equipamentos sem a devida proteção, esse tipo de crime afeta diretamente o fornecimento de energia. Em 2023, os roubos totalizaram 237 quilômetros, uma distância comparável à de Fortaleza a Mossoró, no Rio Grande do Norte.

Medidas de Combate

Para enfrentar essa onda de crimes, a Enel, em parceria com órgãos de Segurança Pública do estado, intensificou as investigações e as fiscalizações. As ações incluem visitas regulares a sucatas, resultando em 34 prisões por furto ou receptação de cabos em 2024.

Como parte de sua estratégia preventiva, a concessionária também tem substituído cabos de cobre por materiais menos visados, como alumínio ou aço cobreado. Essa troca tem sido feita em áreas críticas e em novos projetos de extensão de rede.

Denúncias

Para facilitar a denúncia, a Enel disponibiliza uma Central de Segurança 24 horas, que pode ser acessada pelos telefones (85) 3453-4060 ou via WhatsApp no número (85) 99993-9526. Vale ressaltar que tanto o furto quanto a receptação desses materiais são crimes graves, com penas que podem variar de um a oito anos de prisão. A prática também coloca vidas em risco, podendo causar acidentes graves, como curto-circuitos e cabos energizados no solo.

Roubos de cabos de energia no Ceará aumentam 24% em 2024
Foto: Divulgação/Enel

Para tentar despistar as autoridades, os criminosos têm se utilizado de novas técnicas. Segundo os policiais, eles passaram a esconder os cabos em sacolas de camarão, simulando o transporte de alimentos.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir