A vice-prefeita de Fortaleza, Gabriella Aguiar, participou nesta terça-feira (6), em Brasília, do lançamento do Relatório de Economia e Desenvolvimento (RED) 2024, principal publicação do Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF). Representando o prefeito Evandro Leitão, ela integrou o painel sobre políticas públicas e destacou a importância do documento para a gestão municipal.

Com o tema “Soluções próximas: o papel dos governos locais e regionais na América Latina e no Caribe”, o relatório analisa o papel dos municípios na promoção de transformações concretas a partir dos territórios. A publicação aborda ainda as limitações e oportunidades enfrentadas por governos locais na implementação de políticas públicas.
“O relatório ajuda os governos a tomarem decisões melhores com base em dados e evidências. Além disso, traz ideias para usar a tecnologia na gestão e melhorar o planejamento urbano”, afirmou Gabriella Aguiar, durante o evento. Para ela, o estudo funciona como um guia para tornar a administração pública mais eficiente, justa e moderna.
Entre os principais destaques do relatório estão a necessidade de fortalecimento institucional dos governos subnacionais e o enfrentamento de desafios como as mudanças climáticas, a informalidade urbana e a violência. O documento também alerta para desigualdades significativas entre territórios da América Latina e do Caribe, tanto na capacidade de gestão quanto nos resultados alcançados.
O presidente executivo da CAF, Sergio Díaz-Granados, ressaltou o protagonismo dos governos locais no desenvolvimento sustentável. “Este RED demonstra que os municípios e os governos intermediários são protagonistas da transformação que a região precisa”, afirmou.
A publicação traz ainda 35 indicadores sobre desenvolvimento local, baseados em dados de censos nacionais de 29 países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC). O banco de dados abrange informações de 262 governos regionais e mais de 18 mil administrações locais, com foco em promover comparações entre países e identificar boas práticas em políticas territoriais.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.