PUBLICIDADE

GAECO cumpre mandados de busca e apreensão por fraudes licitatórias

Foto: José Leomar

Na manhã desta quinta-feira (23/09) foi deflagrada a “Operação Closing” através do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). A operação cumpre 23 mandados de busca e apreensão expedidos pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas, em Fortaleza, Caucaia e Maracanaú.

15 pessoas, duas cooperativas e seis empresas, dentre elas três postos de combustíveis e duas locadoras de veículos, são alvo de buscas. Também são alvos da operação as pessoas apontadas como “laranjas”, as quais registraram empresas e automóveis em seus nomes, para esconder a origem ilícita dos bens. Um ex-secretário de Saúde de um município cearense, um ex-diretor e o atual presidente de uma cooperativa, que recebeu milhões de reais dos cofres públicos e é anonimamente administrada por um dos líderes, são apontados como os “laranjas”.

O nome da operação (Closing, do inglês “encerramento”) faz referência às pessoas que se acham importantes ou influentes e compareceram ao Ministério Público solicitando que as investigações fossem encerradas sem comprometer os envolvidos.

A “Operação Closing” é um desdobramento da “Operação Veniet”, deflagrada em 2018, pelo MPCE, cuja investigação apurou a existência de uma organização criminosa atuando no município de Limoeiro do Norte fraudando licitações e desviando dinheiro público.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir