A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) concedeu, nesta sexta-feira (22), o Título de Cidadão Cearense ao narrador esportivo Galvão Bueno, em sessão solene realizada no Plenário 13 de Maio. A homenagem atendeu a requerimento do deputado De Assis Diniz (PT) e foi conduzida pelo presidente da Casa, deputado Romeu Aldigueri (PSB).
O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, autor do projeto de lei que concedeu a honraria, ressaltou que a trajetória do narrador se confunde com a própria história do esporte no Brasil. Ele destacou narrações icônicas, como as vitórias de Ayrton Senna na Fórmula 1, conquistas da Seleção Brasileira em Copas do Mundo e momentos marcantes de outras modalidades.
Representando o governador Elmano de Freitas, o secretário do Esporte do Ceará, Rogério Pinheiro, afirmou que a voz de Galvão se tornou “trilha dos maiores triunfos do esporte brasileiro” e lembrou o impacto das transmissões durante a década de 1990.
Emocionado, Galvão Bueno agradeceu a honraria e afirmou que o reconhecimento tocou profundamente o seu coração: “Sou um narrador, apresentador e comunicador, mas, acima de tudo, um vendedor de emoções. Levo minhas emoções para o público há mais de 50 anos, transformando cada conquista em um momento coletivo”, declarou.