Com o intuito de atender as milhões de residências que ainda utilizam lenha como combustível, o Governo Federal lançará nesta quarta-feira (04/09) o programa Gás do Povo, que substituirá o Auxílio-Gás. O Ceará terá 1,2 milhão de beneficiários e a iniciativa atenderá cerca de 15,5 milhões de famílias em todo o país.
Segundo o Balanço Energético Nacional (BEN 2025), em 2024 a lenha representou 22,9% da matriz energética residencial. O gás de cozinha (GLP), por sua vez, correspondia a 20,7%.

O subsídio será concedido por meio de tíquetes eletrônicos válidos apenas em revendas credenciadas. O critério de elegibilidade será o Cadastro Único (CadÚnico): famílias com renda individual de até meio salário mínimo poderão participar e famílias unipessoais não terão direito ao benefício.
A distribuição das cargas de gás será escalonada de acordo com o tamanho da família: duas pessoas terão acesso a três cargas por ano; três pessoas, quatro cargas por ano; e quatro ou mais pessoas, seis cargas por ano.
O Auxílio-Gás, vigente desde 2021, funcionava como transferência de renda, equivalendo a 50% do preço médio do botijão de 13 quilos e pago em dinheiro junto ao Bolsa Família. Em 2025, aproximadamente 375,8 mil famílias no Ceará, cerca de 1,2 milhão de pessoas, foram atendidas com valor médio de R$ 108.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.