PUBLICIDADE

“Gelo” em galhos de planta chama atenção de agricultores no interior

Moradores do Bairro Brejo Seco, em Juazeiro do Norte, no interior do Ceará, estão intrigados com o aparecimento de uma substância que se assemelha a gelo no galho de árvores. O fenômeno é uma substância branca, que pinga um líquido transparente, e fez os agricultores da região  acreditarem que os galhos da árvore tinham congelado.

Segundo relatos de moradores, ao amanhecer a substância que pinga dos galhos é gelada, e se transforma em um líquido espumoso que toma conta dos galhos da árvore, ao longo do dia.  No período da noite, substância se transformam em água.

Alguns agricultores da região, ficaram em dúvida se o caso seria de algo raro ou até mesmo sobrenatural. De acordo com o professor do departamento de fitotecnia, do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará (UFC),  Lamartine Soares Cardoso de Oliveira, o caso se trata de um fenômeno natural, que não causa nenhum dano à árvore e muito menos para as pessoas.

O professor explica que a responsável pela formação dessa espuma misteriosa com aspecto de gelo, é uma cigarrinha da família Cercopidae, de nome científico é Prosapia bicincta. Ou seja, a substância vista pelos moradores  na mais é do que a proteção das formas jovens da cigarra contra possíveis inimigos naturais.

 

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do FacebookInstagram Youtube.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir