A Prefeitura de Fortaleza, sob a gestão do prefeito Evandro Leitão, completa 100 dias com avanços significativos nas áreas de limpeza, infraestrutura, habitação e segurança urbana. Nesse período, diversas ações foram implementadas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população e promover o reordenamento da cidade.
Extinção da Taxa do Lixo
A gestão de Evandro Leitão extinguiu a Taxa do Lixo e implantou um programa de refinanciamento (Refis) para dívidas anteriores. Também foram destinados R$88 milhões em recursos do Governo do Estado para obras de saneamento, criada uma força-tarefa preventiva para o período chuvoso e promovida a manutenção dos banheiros públicos da Beira-Mar.
Limpeza urbana e combate aos impactos da quadra chuvosa
Na primeira semana da gestão, foi criado o Comitê Integrado da Quadra Chuvosa, com o objetivo principal de coordenar e executar ações preventivas, preparatórias e de resposta a emergências durante o período chuvoso.
Desde então, 130 canais e 11 lagoas foram limpos e mais de 3 mil bocas de lobo foram desobstruídas, com o trabalho de mais de 600 agentes. Além disso, por meio da parceria entre a Defesa Civil de Fortaleza, Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) e a Urbfor e as Secretarias Regionais, estão em andamento intervenções em mais 10 canais e quatro lagoas.
A Secretaria da Infraestrutura (Seinf) já realizou a limpeza e a desobstrução de mais de 30 redes de drenagem em diferentes regiões da cidade. Entre elas, destaca-se a do Riacho Pajeú, que impacta diretamente a Avenida Heráclito Graça, contribuindo para a redução dos transtornos causados pelas chuvas.
Também foram recuperadas mais de 100 ruas e avenidas afetadas pelas chuvas intensas, com prioridade para as vias de maior fluxo de veículos. Outro destaque é a manutenção dos revestimentos de sete túneis da capital. Até o momento, quatro já foram concluídos: Túnel Barros Pinho (Av. Santos Dumont x Via Expressa); Túnel Gov. Beni Veras (Av. Alberto Sá x Via Expressa); Túnel Prof. Wagner Barreira (Via Expressa x Linha Férrea); e Túnel Demócrito Dummar (Av. Paulino Rocha x Av. Alberto Craveiro).
Ainda nos primeiros três meses de 2025, a Urbfor realizou a capina e a limpeza de parques, praças, avenidas e demais espaços públicos em 28 locais da cidade. Também foram plantadas 5.643 mudas, recolhidas 332 árvores caídas e realizadas 3.947 podas.
A SCSP promoveu mutirões de limpeza de canais, além de capina e varrição em 73 vias e ações em quatro passagens de nível. Na área de iluminação pública, foram concluídas 196 obras e realizadas cerca de 28 mil manutenções. A secretaria também realizou reparos na malha asfáltica em 400 vias da cidade, com apoio da Seinf.
Apoio ao cidadão
Com a chegada da quadra chuvosa, a Defesa Civil de Fortaleza registrou, até 31 de março, 921 ocorrências. Entre os principais registros estão: 517 riscos de desabamento, 243 alagamentos, 82 desabamentos, 27 incêndios, 17 inundações e seis solapamentos. As famílias afetadas foram prontamente removidas para locais seguros.
Atualmente, 178 famílias estão sendo atendidas pelo programa Aluguel Social, enquanto outras cinco encontram-se abrigadas em casas cedidas. Além disso, oito famílias estão incluídas no programa Abrigamento Solidário, modalidade em que os moradores removidos são acolhidos por parentes ou amigos.
No mesmo período, a Defesa Civil distribuiu 328 cestas básicas, 63 redes, 67 mantas, 21 colchonetes, 40 sacos de ráfia e 3.141 m² de lona. Também foram realizadas 49 vistorias preventivas, emitidas 94 notificações e interditados 53 imóveis com risco iminente.
Além dessas ações, são conduzidas vistorias em equipamentos públicos e atendimentos a demandas encaminhadas por órgãos como o Ministério Público e a Procuradoria-Geral do Município.
Infraestrutura
Na área da infraestrutura, destaca-se a retomada de 23 obras que estavam paralisadas pela gestão anterior. Dentre elas, estão três na área da saúde, nove na educação, três de urbanização, quatro Areninhas, uma obra de prédio histórico e outra da sede da Guarda Municipal, além da continuidade das obras de reforma da UTI do Instituto Doutor José Frota, paralisada desde outubro de 2024 e retomada em março, e dos hospitais Nossa Senhora da Conceição e da Mulher.
Habitação
O prefeito Evandro Leitão já assinou cinco contratos para a construção de novos conjuntos habitacionais que irão beneficiar mais de 1.000 famílias em Fortaleza. São eles os residenciais Paupina, Guajiru, Luiz Francisco Xavier, Joaquim Machado e Herculano Pena, distribuídos entre os bairros Messejana e Paupina, com mais de R$ 165 milhões em investimento.
A Prefeitura também retomou as obras do Residencial Lagoa do Urubu, no bairro Floresta, com 64 unidades habitacionais e investimento de R$ 7,6 milhões. O entorno do residencial também passa por urbanização, orçada em mais de R$ 3 milhões, com obras de pavimentação, implementação de passeios, ciclovia, espaços de lazer e construção de quiosques, beneficiando os moradores dos bairros os bairros Floresta, Jardim Iracema, Presidente Kennedy e Padre Andrade. Além destes, outros cinco conjuntos habitacionais seguem em execução pela Prefeitura, somando, ao todo, mais de 2.000 moradias.
A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional (Habitafor) também opera o programa de Melhorias Habitacionais, com 354 imóveis já recebendo pequenos reparos para melhor acolher as famílias fortalezenses.
Ordenamento Urbano
A Prefeitura deu início, em fevereiro, a operações intersetoriais de ordenamento urbano. No viaduto da Via Expressa com a Avenida Dom Luís, por exemplo, equipes da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) e Defesa Civil realizaram a desocupação da área, que colocava em risco a população em situação de rua que ali vivia. Agentes da Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Habitafor, Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec) e demais pastas garantiram a interdição do espaço e o encaminhamento das pessoas a serviços especializados de acolhimento social, saúde e assistência terapêutica. Não houve resistência. As ações intersetoriais de desocupação e direcionamento seguem por outros pontos da cidade.
Melhoria no atendimento
A Central 156, canal de atendimento ao cidadão, foi reestruturada e contabilizou 107.271 atendimentos nesse período, refletindo o empenho da gestão em ampliar e responder às demandas da população.
Confira o resumo das ações nestes 100 dias
- Fim da Taxa do Lixo
2. Retomada de 23 obras paradas pela gestão anterior
3. Comitê Integrado da Quadra Chuvosa: coordena ações preventivas e de resposta a emergências durante o período chuvoso, envolvendo diversas secretarias
4. Limpeza de 130 canais e 11 lagoas, com mais de 600 agentes envolvidos e diversas outras em andamento
5. Desobstrução de mais de 3 mil bocas de lobo
6. Limpeza de mais de 30 redes de drenagem em toda a cidade, entre elas, a do Riacho Pajeú, evitando alagamentos na Avenida Heráclito Graça
7. Realização de reparos na malha asfáltica de 400 vias da cidade, diminuindo os transtornos causados pelos buracos
8. Manutenção do revestimento de sete túneis da Capital, com quatro concluídos e três em andamento
9. 196 obras e 28 mil manutenções realizadas na rede de iluminação pública da cidade
10. Plantio de 5.643 mudas
11. Quase 4 mil podas e mais de 300 recolhimentos de árvores feitos
12. 36 novos leitos para a UTI do Instituto Doutor José Frota
13. R$ 88 milhões para obras de esgotamento sanitário em parceria com o Governo do Estado
14. Retomada das obras do Residencial Lagoa do Urubu, no bairro Floresta, e urbanização do entorno, com mais de R$ 10 milhões em investimento
15. Assinatura de cinco contratos para a construção de novos conjuntos residenciais, somando mais de 1.000 moradias populares
16. Retomada das obras de cinco conjuntos habitacionais
17. Mais de R$ 165 milhões investidos em obras de habitação, com apoio do Governo Federal
18. Programa Melhorias Habitacionais: 354 imóveis já recebendo obras de reparo
19. Ações intersetoriais de desocupação de espaços irregulares para habitação e encaminhamento da população em situação de rua para serviços de acolhimento
20. Reestruturação da Central 156, com mais de 107 mil atendimentos de janeiro a março
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