Nesta terça- feira (22), gestores da saúde do município de São Luís (MA) conheceram de perto a experiência do Ceará no uso do medicamento trombolítico em atendimentos pré-hospitalares realizados pelas equipes do Samu. A comitiva maranhense visitou unidades da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e destacou a referência do Ceará na Linha de Cuidado do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM).
Representando a capital maranhense, o diretor-geral do Samu de São Luís, Giuseppe Rocha, e a técnica de planejamento da Secretaria Municipal de Saúde, Luciana Rodrigues, acompanharam o fluxo de atendimento no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), unidade referência em emergências cardiovasculares. No local, foram recebidos pela cardiologista Danielli Lino, coordenadora do Serviço de Cardiologia e consultora da Linha de Cuidado do IAM, e por Daniel Cavalcante, do Núcleo Interno de Regulação (NIR).
“Já utilizamos o trombolítico em dois grandes hospitais de São Luís, mas viemos conhecer a aplicação no atendimento pré-hospitalar, que o Ceará realiza com eficiência. A integração entre os profissionais e a rede nos impressionou, e queremos levar essa experiência para as Unidades de Suporte Avançado (USAs) do Samu em nossa cidade”, afirmou Giuseppe Rocha.
No período da tarde, os visitantes conheceram a base do Samu Ceará, no Eusébio. Lá, foram recepcionados pelo superintendente do serviço, Nilson Mendonça Filho, que destacou a importância da troca entre gestores. “Essa visita reforça que estamos no caminho certo. Desde 2017, utilizamos o trombolítico nas USAs do Samu, oferecendo um cuidado rápido e eficaz às vítimas de infarto”, pontuou.
Durante a visita técnica, a comitiva conheceu a Central de Regulação de Urgências, a logística das operações e as rotinas do uso do trombolítico pelas equipes móveis. Também participaram da recepção o diretor técnico do Samu Ceará, Jefferson Oliveira, e o coordenador da Central de Regulação do Eusébio, Márcio Guanabara.
Giuseppe Rocha agradeceu pela recepção e enfatizou o valor do intercâmbio de experiências. “O Samu Ceará é reconhecido nacionalmente. Sempre quis conhecer de perto o funcionamento desse serviço, principalmente o uso do trombolítico e a estrutura da linha de cuidado do infarto. Essa troca de informações é essencial para implementarmos melhorias no nosso serviço”, disse.
A cardiologista Danielli Lino celebrou o reconhecimento da experiência cearense. “É gratificante ver que o nosso trabalho serve de exemplo. O Ceará tem investido de forma contínua na linha de cuidado do infarto, e sabemos que a principal beneficiada com essa integração é a população”, concluiu.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.