O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos), se pronunciou nesta terça-feira (1º) após ter o mandato cassado em primeira instância pela Justiça Eleitoral. Em vídeo divulgado nas redes sociais, ele afirmou que recorrerá da decisão e garantiu que segue no cargo enquanto o processo tramita nas instâncias superiores.
A decisão foi proferida pelo juiz Gustavo Henrique Cardoso, que entendeu que a gestão municipal cometeu abuso de poder político nas eleições de 2024. Segundo a sentença, houve distribuição de cestas básicas, óculos, aparelhos auditivos e próteses dentárias com finalidade eleitoral, especialmente nos meses que antecederam o pleito.
Além da cassação do mandato de Glêdson e do vice-prefeito Tarso Magno (PP), a sentença também determina a inelegibilidade de ambos por oito anos. Apesar disso, os dois continuam exercendo os cargos até que haja decisão final no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) ou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“Recebo essa decisão com tristeza, mas também com serenidade. Vamos recorrer em todas as instâncias cabíveis, com confiança de que a verdade prevalecerá”, declarou Glêdson, que também reforçou a legitimidade da vitória nas urnas. “Vencemos uma campanha de Davi contra Golias. Nossos adversários não se conformam com a derrota e tentam ganhar no tapetão. Saiu essa decisão desfavorável à nossa chapa, Glêdson Bezerra e Tarso Magno, e nós vamos recorrer para o Tribunal Regional Eleitoral. Espero sinceramente que a gente consiga reverter essa situação e que a vontade do povo seja respeitada”, afirmou.
O prefeito também garantiu que os serviços públicos não serão afetados e que a gestão seguirá funcionando normalmente. “A nós não resta outra alternativa a não ser continuar trabalhando. É claro que abala um pouco psicologicamente, a gente sabe como é dar entrevista para falar sobre esse assunto, mas vamos erguer a cabeça, entregar cada vez mais, lutar cada vez mais pelo povo de Juazeiro, que nos colocou aqui para isso”, disse.
Ele lembrou ainda que, em outro processo julgado recentemente pelo TRE-CE, obteve vitória por unanimidade. Na ocasião, o tribunal considerou improcedentes as acusações de abuso de poder político e econômico relacionadas à concessão de gratificações e à implantação do Plano de Cargos e Carreiras.
“Aliados” do prefeito manifestaram apoio após a decisão, e a expectativa agora gira em torno do julgamento do recurso. Caso a cassação seja mantida pelo TRE-CE, novas eleições municipais poderão ser convocadas em Juazeiro do Norte.