Nesta quarta-feira (23/04), uma operação da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU) desarticulou um esquema de fraude bilionária que envolvia o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O golpe, que ocorria entre 2019 e 2024, desviava recursos de aposentados e pensionistas, com estimativas de prejuízo de até R$ 6,3 bilhões.
De acordo com as investigações, os criminosos cobravam mensalidades irregulares, descontadas diretamente dos benefícios, sem a autorização dos beneficiários. As associações envolvidas ofereciam serviços falsos, como planos de saúde e descontos em academias, e falsificavam assinaturas para legitimar os descontos. Ao entrevistar mais de mil aposentados e pensionistas, a CGU descobriu que 97% não haviam autorizado tais cobranças.
Como identificar descontos indevidos?
Caso haja a desconfiança de que o benefício foi afetado, o primeiro passo é consultar o extrato do INSS, onde todos os descontos serão detalhados. Isso inclui descontos de mensalidades associativas ou créditos consignados. Para acessar o extrato, siga este passo a passo:
- Acesse o app ou site do Meu INSS;
- Faça login com seu CPF e senha do Gov.br;
- Clique em “Extrato de benefício” e depois no número do seu benefício;
- O extrato será exibido, permitindo que você confira se há descontos indevidos.

Como excluir as cobranças?
Se houver, de fato, o desconto irregular, a solicitação de exclusão pode ser feita diretamente pelo aplicativo Meu INSS, no site ou pela central 135. Siga estas etapas:
- Abra o app Meu INSS e faça login;
- Clique em “Novo pedido” e selecione “Excluir mensalidade”;
- Escolha o serviço/benefício relacionado e siga as instruções.
Se quiser bloquear futuros descontos indevidos, também é possível solicitar a suspensão das mensalidades associativas. Para isso, siga o passo a passo:
- No Meu INSS, pesquise por “Solicitar bloqueio ou desbloqueio de mensalidade”;
- Siga as orientações na tela para bloquear os descontos.
Como reaver valores cobrados?
Para reaver valores descontados sem autorização, basta entrar em contato com a associação responsável, cujo número de telefone pode ser encontrado na folha de pagamento. Caso a situação não seja resolvida diretamente com a entidade, é possível registrar uma reclamação na Ouvidoria do INSS ou no Portal Consumidor.Gov.
Além disso, um e-mail pode ser enviado para acordo.mensalidade@inss.gov.br, informando o problema. Nesse caso, o INSS intermediará a devolução dos valores.
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