O Governo Federal liberou recentemente mais de R$ 88 bilhões para pagamento de precatórios, levando ao aumento de tentativas de golpes. Especialistas do Conselho da Justiça Federal alertam sobre fraudes em que pessoas se passam por advogados, pedindo taxas para liberar indenizações. Recomenda-se verificar a procedência da empresa, não pagar taxas antecipadas e pesquisar informações online antes de responder a mensagens suspeitas.
Para evitar golpes, é importante saber que empresas sérias não pedirão dinheiro adiantado. Para quem deseja uma solução rápida e segura, existe a opção de vender o precatório. Essa venda pode ajudar a realizar sonhos pessoais, como viagens ou compra de imóveis.
Herbert Camilo, sócio e diretor da Anttecipe.com, destaca que os dados sobre precatórios federais são públicos, permitindo que golpistas entrem em contato com trabalhadores com direito a indenização, pedindo dinheiro antecipadamente“Os dados sobre precatórios federais são públicos, por isso qualquer pessoa pode ter acesso às informações dos processos em andamento, como o valor da ação, por exemplo. É neste momento que possíveis golpistas entram em contato com aquele trabalhador que tem direito a receber uma indenização e tentam pedir dinheiro para antecipar o pagamento”.
Quem se decide pela venda dos precatórios pode aproveitar para realizar seus sonhos a curto prazo, como viajar, comprar um imóvel próprio ou um carro, ou até mesmo quitar dívidas, agilizando a realização de projetos pessoais.