Fortaleza recebe, a partir desta segunda-feira (15), a 3ª Conferência Internacional sobre Clima e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID 2025) e a COP Nordeste. O encontro reúne representantes de mais de 80 países e servirá como preparação para a COP30, que acontece no Brasil em 2025.
O governador Elmano de Freitas ressaltou a relevância da realização do ICID 2025, em Fortaleza, como preparação para a COP30, que acontecerá no Brasil. O evento reúne representantes de várias localidades do país e do mundo para discutir os impactos das mudanças climáticas nas regiões mais secas do planeta.
Segundo Elmano, o encontro na capital cearense permite organizar documentos e posicionamentos que irão contribuir diretamente para o debate internacional. Ele destacou a necessidade de chamar a atenção para a caatinga, bioma exclusivo do Brasil.
“Queremos, junto com todos os Estados do Nordeste, atuar de forma unida na COP30 para que o mundo olhe para a caatinga e possamos garantir políticas públicas de preservação e desenvolvimento do semiárido”, afirmou o governador.
Elmano reforçou ainda que o desafio é promover o desenvolvimento das comunidades locais com ações que conciliem progresso econômico e preservação ambiental.
“É fundamental apoiar nossas comunidades, preservando a natureza e, especialmente, a caatinga”, concluiu.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.