A governadora em exercício, Jade Romero, participou, na tarde deste segunda-feira (6), da Reunião Ordinária Pública do Conselho Nacional de Educação de novembro de 2023. Acompanhada pelo ministro da Educação, Camilo Santana e do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão, a governadora em exercício enfatizou a importância da regionalização de debates sobre políticas públicas.
”Eu quero parabenizar pela iniciativa de se discutir aqui temas tão importantes, e tudo isso com uma ótica regional. Porque sabemos que o país é muito grande e tem uma ótica regional a ser superado. E a educação é a base, a mãe de todas as outras políticas. Essa regionalização ajudará a ter um olhar sensível para casa problema, para que termos uma política, de fato, pública de educação”, pontuou Jade Romero.
Proximidade dos Estados e Municípios
Com uma agenda robusta de restauração da educação nacional, o ministro da Educação, Camilo Santana, elogiou a iniciativa da reunião itinerante frisando a importância de aproximar o Conselho Nacional de Educação e o MEC com os Estados e Municípios.
“Parabenizar pela iniciativa de serem reuniões itinerantes, uma reunião em cada região do país, a aberta a ouvir as pessoas, conhecendo a realidade de cada região do país. É importante manter esse diálogo aberto, porque são eles que colocam em prática as políticas públicas da educação”, comentou o ministro da Educação, Camilo Santana.
O Conselho Nacional de Educação (CNE) tem em suas atribuições o assessoramento ao Ministro de Estado da Educação, no desempenho das funções e atribuições do poder público federal em matéria de educação. Para além disso, cabe ao CNE formular e avaliar a política nacional de educação, zelar pela qualidade do ensino, pelo cumprimento da legislação educacional e assegurar a participação da sociedade no aprimoramento da educação brasileira.
Ceará como sede do Nordeste
Segundo o Presidente do CNE, Luiz Roberto Liza Curi, o Ceará foi escolhido para sediar os encontros da região Nordeste por está sempre em destaque no quesito educação.
“O Ceará tem colecionando há décadas índices educacionais de impacto nacional. Há pouco, uma escola pública ganhou uma premiação e está entre as melhores do mundo. O Ceará não foi escolhido por qualquer coisa, mas porque é o Ceará”, concluiu o presidente.
A rede pública estadual conta com 751 escolas e mais de 393 mil alunos. Do total de unidades de ensino, 472 (71% da rede) são em tempo integral, sendo 341 Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTIs) e 131 Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP), tornando o Estado exemplo nacional de investimento na educação.