PUBLICIDADE

Governo adia regulamentação de trabalho em feriados e fins de semana

O início da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) para autorizar o trabalho em feriados em diversas áreas do comércio foi novamente postergado pelo Governo Federal. Inicialmente programada para entrar em vigor em agosto de 2024 e depois adiada para janeiro de 2025, a nova data agora é 1º de julho deste ano. A decisão foi oficializada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

A regra, estabelecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em novembro de 2023, define que apenas as feiras livres poderão funcionar em feriados sem a necessidade de previsão em CCT. A medida revoga uma portaria de 2021 que permitia o funcionamento do comércio em feriados sem negociação prévia com sindicatos.

Governo adia regulamentação de trabalho em feriados e fins de semana
Foto: PxHere

Segundo o MTE, o objetivo é reforçar a legislação trabalhista, que prevê o direito de negociação para garantir condições justas aos trabalhadores. Por outro lado, entidades representativas do comércio alegam que a mudança é um retrocesso, especialmente para setores que dependem do movimento nos feriados para impulsionar vendas.

Divisão por Categorias

Em janeiro de 2024, o MTE sinalizou uma atualização na portaria, destacando quais atividades comerciais necessitam de convenção coletiva para operar em feriados. De acordo com Ivo Dall’Acqua, representante da Confederação Nacional do Comércio (CNC), a legislação se aplica exclusivamente ao comércio de produtos. Setores de serviços, como bares, restaurantes e hotéis, continuam isentos dessa exigência. No entanto, supermercados deverão seguir as regras de negociação coletiva para funcionarem nessas datas.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir