
A licitação para as obras de duplicação da BR-222 deve ser lançada nas próximas semanas. A expectativa é de que o trecho que liga a entrada do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), no distrito da Catuana, em Caucaia, até o município de Umirim, no Vale do Curu, seja licitado em janeiro de 2026.
A informação foi divulgada pelo governador Elmano de Freitas (PT), que afirmou que o projeto executivo da rodovia será entregue pelo Governo Federal ainda em 2025, etapa necessária para a abertura do processo licitatório no início do próximo ano.
“Estamos esperando fechar o projeto executivo da BR-222. O compromisso do Governo Federal é me entregar isso até o final deste mês para a gente soltar a licitação em janeiro para, ao final da licitação, dar a Ordem de Serviço para a duplicação. O projeto inicial é a duplicação até Umirim”, declarou Elmano.
Atualmente, a BR-222 já passa por obras de duplicação no trecho entre o entroncamento com o 4º Anel Viário de Fortaleza e a entrada do Cipp, em um percurso de 24 quilômetros. A previsão é de que a rodovia seja duplicada até o município de Sobral, na Região Norte do Ceará.
O governador não informou o prazo para a conclusão do novo trecho a ser duplicado, nem a extensão total da obra. O percurso, que hoje opera em pista simples, atravessa os municípios de Caucaia, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu e Umirim.

