PUBLICIDADE

Governo apresenta modelo de pavimentação de baixo custo

Na XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Regional e Territorial (SDR), lançou uma inovação técnica para melhorar a infraestrutura das estradas rurais. O modelo padronizado de Pavimentação de Baixo Custo propõe entregar aos municípios uma solução econômica para pavimentar estradas vicinais.

Segundo Rafael Silveira, coordenador-geral do MIDR, o projeto traz uma técnica que reduz tanto os custos quanto a necessidade de manutenção constante. “Criamos um projeto padrão de pavimentação de baixo custo para estradas vicinais, com o objetivo de reduzir a frequência e os custos de manutenção, utilizando soluções mais duráveis como o revestimento primário com impermeabilização simples”, explicou.

Governo apresenta modelo de pavimentação de baixo custo
Foto: Divulgação/MIDR

O modelo combina Revestimento Primário, Impermeabilização e Tratamento Superficial Simples (TSS), permitindo uma pavimentação de fácil execução, replicável e adaptada às realidades locais. Além do impacto social, a tecnologia traz benefícios econômicos e ambientais.

Conforme a equipe técnica da SDR, o modelo promove economia significativa nos custos de execução e manutenção; geração de emprego local com uso da mão de obra da própria comunidade; menor complexidade técnica, agilizando os processos licitatórios; e redução da poeira nas vias, melhorando a saúde da população. A iniciativa também contribui para a sustentabilidade, já que substitui o uso frequente de cascalho de cava por materiais mais duráveis.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir