Nesta terça-feira (24/09), foi assinada a ordem de serviço da restauração do Palacete Senador Alencar, atual sede do Museu do Ceará, dando início à obra. O projeto de revitalização, estimado em R$ 4,7 milhões, terá a duração de oito meses, conforme anunciou o governador Elmano de Freitas (PT).
Os recursos destinados à obra são provenientes do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (FDID), do Ministério Público do Ceará (MPCE), e de verbas estaduais. Além da restauração do prédio, tombado como Monumento Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a atualização dos espaços expositivos será um dos focos centrais da reforma.
Inaugurado em 1932, o Museu do Ceará, a primeira instituição museológica do estado, comemorou 90 anos de existência em 2022. Atualmente, ele faz parte da Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece), vinculada à Secretaria de Turismo e Cultura do Ceará (Secult). O Palacete Senador Alencar, onde o museu está sediado desde 1990, foi inicialmente construído para abrigar a Assembleia Provincial, sendo testemunha de diversos eventos históricos.
A reforma é financiada pelo FDID, que foi criado em 2004 e tem como objetivo apoiar projetos nas áreas de saúde, educação e preservação do patrimônio histórico, entre outras iniciativas de interesse coletivo.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.