O Governo do Ceará anunciou a ampliação do programa CNH Popular com mais de 3 mil vagas destinadas a estudantes de graduação e ensino técnico de instituições públicas estaduais e federais. A medida foi sancionada pelo Governador Elmano de Freitas nesta quarta-feira (15), durante solenidade no Palácio da Abolição, em Fortaleza, e contará com investimento de R$ 4,5 milhões.

“Isso permite que esse jovem não tenha essa despesa, possa tirar a sua carteira e também, quem sabe, até conseguir uma renda extra. Essa ajuda, com certeza, facilitará a vida desse jovem e poderá também facilitar a vida da família como um todo. Quero muito agradecer os servidores e servidoras do Detran pelo trabalho realizado para o povo cearense”, destacou o governador.
O programa, que existe desde 2009 e já beneficiou mais de 180 mil cearenses, exige que os candidatos tenham no mínimo 18 anos, estejam inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e sejam estudantes de instituições públicas. As carteiras podem ser nas categorias A (moto) ou B (carro).
Das novas vagas, 1.800 são destinadas a motociclistas. Somente em 2025, o Detran-CE emitiu mais de 3 mil documentos pelo programa. Considerando os anos de 2023 e 2024, o total de carteiras distribuídas chegou a 50 mil nos 184 municípios cearenses, com investimento total de R$ 25 milhões pelo governo estadual.